A ESCOLA ITINERANTE HERDEIROS DO SABER: A LUTA PELA TERRA E PELA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação do campo; História; Memória; Reforma AgráriaResumo
A Escola Itinerante Herdeiros do Saber foi criada logo após a ocupação da fazenda Pinhal Ralo na data de 17 de julho de 2014. Ela está localizada entre os municípios de Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, PR. Essa escola foi criada pelas famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que ocuparam parte do latifúndio da Araupel e deram origem ao acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio que reuniu aproximadamente 2.000 famílias. A escola foi construída pelas famílias e o seu nome foi definido coletivamente e carrega o nome “Herdeiros”, pois, muitas famílias que formaram o acampamento são filhas e filhos de assentados da reforma agrária nessa região.
O início das atividades na escola aconteceu no dia nove de setembro de 2014. Nesse tempo, a escola passou por algumas mudanças para poder atender as crianças, adolescentes e jovens do acampamento. Atualmente, a Escola Itinerante Herdeiros do Saber funciona em dois espaços dentro do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio e atende a 484 crianças, adolescentes e jovens na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Formação de Docentes.
A pesquisa se insere no campo da história da educação e da memória e buscou oportunizar a iniciação científica no Ensino Médio e que os participantes conhecessem as teorias, os métodos e técnicas referentes à história e memória, tanto para o desenvolvimento do projeto como para a realização das atividades educativas junto aos demais estudantes e da comunidade escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).