VÍNCULOS PARA FUNÇÃO DE MASSA INICIAL DE POPULAÇÕES ESTELARES EM GALÁXIAS EARLY-TYPE
Palavras-chave:
galáxias: elípticas e lenticulares; galáxias: conteúdo estelar; galáxias: bojosResumo
O presente trabalho apresenta um estudo sobre vínculos para a Função de Massa Inicial (IMF, de Initial Mass Function) na região central de três galáxias early-type, pertencentes à amostra DIVING3D. A IMF descreve a distribuição inicial de massas das estrelas formadas em uma população estelar e é um parâmetro fundamental para compreender a formação e evolução das galáxias. Foram comparadas as razões massa-luminosidade (M/L) obtidas via síntese espectral utilizando o software STARLIGHT com modelos de populações estelares simples (SSPs, de Single Stellar Population), com valores de (M/L) obtidas dinamicamente usando modelos anisotrópicos de Jeans. Os resultados da síntese espectral mostram populações estelares antigas, com idades médias em torno de 13,8 x 109 anos e metalicidades variando aproximadamente entre 1.8% a 2.1% (fração de massa estelar), características típicas de galáxias elípticas e lenticulares. A análise aponta uma tendencia para IMF de Kroupa, para as galáxias estudadas, em concordância com investigações anteriores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).