A TRAJETÓRIA DE IRACI SALETE STROZAK NA LUTA PELA TERRA E PELA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação do campo, História intelectual, Intelectual orgânico, MemóriaResumo
A trajetória de Iraci Salete Strozake é marcada por seu envolvimento com a luta pela reforma agrária no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, desde a adolescência. Ela nasceu no dia 21 de dezembro de 1969, em Alpestre, no Rio Grande do Sul e faleceu no dia 21 de novembro de 1997, num acidente de trânsito na BR 277, próximo ao município de Laranjeiras do Sul, PR. Nesse sentido, pesquisamos a trajetória de Iraci Salete Strozake e sua atuação na luta pela reforma agrária e pela educação no estado do Paraná, buscando identificar sua crítica social, sua práxis e o projeto de sociedade a que se vinculou e construiu. Em sua fundamentação teórica, este trabalho se insere na área de História e Memória, com especial ênfase na História Intelectual. A pesquisa busca compreender a atuação de Iraci Salete Strozake como uma intelectual orgânica, analisando sua postura e engajamento em causas sociais que defendem valores como justiça e verdade, com base no conceito de intelectual orgânico na perspectiva de Antônio Gramsci, como mediador, dirigente e organizador da cultura e seu trabalho não se esgota na produção do conhecimento científico, artístico ou filosófico, mas está ligado com a organização da sociedade e com a elaboração e efetivação de um projeto de sociedade voltado à classe à qual pertence.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).