ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA: A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Wellitânia Pereira Vaz Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Giovana Freitas da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Profa. Dra. Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Profa. Dra. Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Profa. Dra. Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Pesquisa, Ensino, Aprendizagem, Leitura

Resumo

Este projeto de pesquisa teve como objetivo compreender o papel da leitura em sala de aula, com foco específico nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas do município de Cerro Largo — uma pertencente à rede municipal e outra à rede estadual — situadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Reconhece-se que a leitura desempenha um papel essencial na formação dos alunos como sujeitos autônomos, sendo compreendida como uma forma de interação verbal que promove o encontro de diferentes níveis de conhecimento, permitindo ao leitor construir sentidos a partir do texto. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada no referencial teórico de autores como Coracini (2002), Freire (1983), Grigoletto (2002), Indursky (2001), Kato (1999), Kleiman (2000), Koch (1987), Leffa (1996), entre outros. Essa perspectiva permitiu uma compreensão mais aprofundada das práticas de leitura no contexto escolar, contemplando os significados, as interações e os contextos sociais que permeiam o processo de aprendizagem. A relevância deste estudo reside na necessidade de propor novas metodologias de ensino e estratégias que incentivem a leitura em sala de aula, considerando sua importância na formação de cidadãos críticos, reflexivos e socialmente atuantes.

Biografia do Autor

  • Giovana Freitas da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Giovana Freitas da Silva. Pesquisadora do projeto. Graduanda do Curso de Letras- Português e Espanhol. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

  • Profa. Dra. Ana Cecília Teixeira Gonçalves , Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Ana Cecília Teixeira Gonçalves. Colaboradora do projeto. Doutora em Letras - Professora do Curso de Letras Português e Espanhol. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

  • Profa. Dra. Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Cleusa Inês Ziesmann. Colaboradora do projeto. Doutora em Educação - Professora do Curso de Letras Português e Espanhol. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo. 

  • Profa. Dra. Jeize de Fátima Batista , Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Jeize de Fátima Batista. Coordenadora do Projeto. Curso de Letras- Português e Espanhol. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo