ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA: A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Pesquisa, Ensino, Aprendizagem, LeituraResumo
Este projeto de pesquisa teve como objetivo compreender o papel da leitura em sala de aula, com foco específico nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas do município de Cerro Largo — uma pertencente à rede municipal e outra à rede estadual — situadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Reconhece-se que a leitura desempenha um papel essencial na formação dos alunos como sujeitos autônomos, sendo compreendida como uma forma de interação verbal que promove o encontro de diferentes níveis de conhecimento, permitindo ao leitor construir sentidos a partir do texto. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada no referencial teórico de autores como Coracini (2002), Freire (1983), Grigoletto (2002), Indursky (2001), Kato (1999), Kleiman (2000), Koch (1987), Leffa (1996), entre outros. Essa perspectiva permitiu uma compreensão mais aprofundada das práticas de leitura no contexto escolar, contemplando os significados, as interações e os contextos sociais que permeiam o processo de aprendizagem. A relevância deste estudo reside na necessidade de propor novas metodologias de ensino e estratégias que incentivem a leitura em sala de aula, considerando sua importância na formação de cidadãos críticos, reflexivos e socialmente atuantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).