DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE PREÇOS DA TERRA URBANA EM CHAPECÓ(SC): ANÁLISE COM USO DE INTERPOLAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS

Autores

  • Maria Victórya Machry Favero Universida Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Ederson Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó https://orcid.org/0000-0002-3697-5200

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Preço da terra urbano, Mapeamento, Interpolação espacial

Resumo

Analisar a distribuição espacial dos preços da terra urbana é de suma importância nas cidades, isto que a vigência da propriedade privada da terra impõe a necessidade de se pagar por seu uso. Além disso, o conjunto de benfeitorias produzido pelo trabalho social (edificações, infraestrutura e serviços), confere preços diferenciais aos lotes urbanos, impactando sobre o
mercado imobiliário e, por consequência, sobre as possibilidades de acesso à terra urbana e a tudo que a ela está atrelado (como, por exemplo, a moradia) pelas diferentes classes sociais (Botelho, 2007). Assim, examinar os diferenciais de preços da terra pode lançar luz sobre as diferenciações funcionais e sociais existentes no espaço urbano.
Localizada no oeste de Santa Catarina, a cidade de Chapecó vem apresentando importante dinamismo, o qual se materializa espacialmente por meio da expansão horizontal, crescimento de áreas verticalizadas e da redefinição de usos em várias de suas porções. Tal dinamismo afeta a distribuição dos preços de terrenos urbanos (os quais tendem a se manter em valores elevados), acirrando as desigualdades socioespaciais e ampliando os desafios ao acesso à moradia, especialmente para os segmentos sociais de menor renda.
No presente ensaio, é apresentada uma proposta metodológica (ainda preliminar) para representação cartográfica e análise de dados de terrenos da cidade de Chapecó, utilizando a técnica de interpolação espacial em Sistema de Informações Geográficas. A interpolação é um recurso geoespacial bastante válido para a geração de superfícies quando se dispõe apenas de dados amostrais de um fenômeno espacial contínuo (Stein, 2012). Com base nessa premissa, elaborou-se uma superfície contínua de valores estimados, buscando retratar, de modo aproximado, a distribuição dos preços médios de terrenos nas várias localidades da cidade.

Biografia do Autor

  • Ederson Nascimento, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

    Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2005, 2008). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Realizou estágios de pós-doutorado em Geografia na Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Espanha) e na UNICAMP. Atualmente, é Professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, atuando no curso de graduação em Geografia - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado). Foi Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do campus de Chapecó da UFFS (2023-2024). Na instituição, coordena o Laboratório de Estudos Territoriais e Ambientais (LAETA). É pesquisador associado à Red Iberoamericana de Sistemas de Información Geográfica (REDISIG). Foi Pesquisador Assistente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Programa Nacional de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (2020 e 2023). Foi editor da revista científica de Geografia Terr@Plural (PPGG/UEPG), de 2020 a 2022. Possui experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Humana e Geoprocessamento, atuando principalmente com os seguintes temas: Geografia Urbana, Análise Socioespacial, Geografia da População, Cartografia e Sistema de Informações Geográficas Aplicados à Análise Geográfica.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Chapecó