O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES DIFERENCIADAS EXPRESSAS EM LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Trabalho docente, Língua portuguesa, Livro didáticoResumo
Este projeto tem como objetivo refletir sobre questões relacionadas ao trabalho docente, em especial, sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresentam-se, primeiramente, considerações a respeito de pesquisas sobre o trabalho docente a partir do viés do Interacionismo Sociodiscursivo. Em seguida, é construído um quadro histórico a respeito da constituição da disciplina Língua Portuguesa e da caracterização do professor da área. Por fim, analisa-se a relação existente entre a linguagem e o trabalho docente, expressa em textos de manuais didáticos, pertencentes a momentos distintos do ensino de língua materna: um período que vai até a década de 60, marcado por atividades calcadas em bases tradicionais; o início da década de 80, período agitado por movimentos cruciais que interferiram veementemente no contexto de ensino de português, como o processo de democratização da escola e o surgimento das propostas de reformulação de ensino na área; e o momento atual, atravessado pela publicação da Base Nacional Comum Curricular e pelos estudos atuais da Linguística. Com isso, busca-se evidenciar a existência de concepções diferenciadas sobre o trabalho do “professor de português” atreladas a diferentes momentos da história do ensino da disciplina.
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