DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FICÇÃO CIENTÍFICA: TECENDO RELAÇÕES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Ficção científica Ensino de Ciências Formação de ProfessoresResumo
Neste trabalho analisamos a série animada Rick and Morty, com foco no episódio "Os Ricks Devem Estar Loucos". A proposta visa classificar elementos contrafactuais da narrativa que podem ser explorados pedagogicamente no ensino de ciências. Para tanto, a análise foi feita com base na classificação Piassi e Pietrocola, (2009), que categorizam os enunciados científicos em oito tipos: emulativos, especulativos, extrapolativos, anômolos, associativos, apelativos, metonímicos e inalterados. A análise destaca cenas envolvendo a personagem Summer, a inteligência artificial do carro e a viagem ao microverso contido na bateria, como recursos capazes de fomentar debates éticos, discussões sobre instrumentalização da ciência, alfabetização científica, estudo por investigação e reflexões científicas contemporâneas. O enfoque principal é direcionado a docentes, e futuros docentes propondo a aplicação de obras de ficção científica como ferramentas didáticas em sala de aula. Acreditamos que o uso de elementos da cultura pop podem aproximar os estudantes da linguagem científica e fortalecer o vínculo afetivo com os conteúdos escolares, tornando o aprendizado mais significativo.
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