DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FICÇÃO CIENTÍFICA: TECENDO RELAÇÕES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Claudia Almeida Fioresi UFFS-Realeza
  • Daniel Luiz Paz
  • Vitoria dos Santos Cezar Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Realeza/PR

Palavras-chave:

Ficção científica Ensino de Ciências Formação de Professores

Resumo

Neste trabalho analisamos a série animada Rick and Morty, com foco no episódio "Os Ricks Devem Estar Loucos". A proposta visa classificar elementos contrafactuais da narrativa que podem ser explorados pedagogicamente no ensino de ciências. Para tanto, a análise foi feita com base na classificação Piassi e Pietrocola, (2009), que categorizam os enunciados científicos em oito tipos: emulativos, especulativos, extrapolativos, anômolos, associativos, apelativos, metonímicos e inalterados. A análise destaca cenas envolvendo a personagem Summer, a inteligência artificial do carro e a viagem ao microverso contido na bateria, como recursos capazes de fomentar debates éticos, discussões sobre instrumentalização da ciência, alfabetização científica, estudo por investigação e reflexões científicas contemporâneas. O enfoque principal é direcionado a docentes, e futuros docentes propondo a aplicação de obras de ficção científica como ferramentas didáticas em sala de aula. Acreditamos que o uso de elementos da cultura pop podem aproximar os estudantes da linguagem científica e fortalecer o vínculo afetivo com os conteúdos escolares, tornando o aprendizado mais significativo.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Realeza