CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA OBRA DE PAULO FREIRE: CONSCIENTIZAÇÃO E PEDAGOGIA SITUADA EM ANÁLISE

Autores

Palavras-chave:

Conscientização, Pedagogia Situada, Paulo Freire

Resumo

Este trabalho resulta de discussões do subprojeto de pesquisa intitulado "Fundamentos conceituais do pensamento de Paulo Freire: pedagogia situada e conscientização em debate no campo educacional" (PIBIC/CNPQ - 2024/2025). Ao qual foram feitos encontros com o grupo de estudos focados em tratar dos termos "Conscientização e Pedagogia situada", após os encontros foram feitas sínteses dos trabalhos. Também são apresentadas informações dos livros escritos pelo autor Paulo Freire, demonstrando a rigorosidade de suas obras e os conceitos criados pelo autor ao tratar da sociedade. 

Biografia do Autor

  • Dr. Thiago Pereira Ingrassia

    Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (2014) e Mestre (2007) em Educação, Licenciado (2004) e Bacharel (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2018) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Associado II da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS). Membro titular do Conselho Editorial da Editora da UFFS (2023/2025). Coordenador de área do Suprojeto PIBID/Sociologia (Bolsa CAPES) a partir de Novembro de 2024. Foi Coordenador do PPGPE/UFFS (2019/2023) e presidente do GT de implantação do Doutorado em Educação do PPGPE/UFFS (2022/2023). Ex-Tutor (Bolsa FNDE) do Grupo PET Práxis Licenciaturas (2010/2022). Possui experiência como Professor da área de Ciências Sociais na Educação Básica e em Cursos Pré-Universitários Populares. Áreas de pesquisa e extensão: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação, Educação Popular, Desigualdade Social e Meritocracia, Educação Superior, Pedagogia de Paulo Freire. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq) e pesquisador associado ao Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq). Foi presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) no período 2016-2020. Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Erechim