INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Luis Fernando Silveira da Silva UFFS
  • Ana Luiza Pecinato Gresele
  • Janice Teresinha Reichert

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Educação Básica, inteligência artificial, Matemática

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado maior notoriedade com a publicação de ferramentas generativas, que são tecnologias capazes de criar respostas a partir da análise de informações inseridas por um usuário, denominadas de entradas. Contudo, a função e criação dessa área perpassa os limites dessas novas ferramentas, sendo responsável por diversas funções no meio digital como segurança na internet, algoritmos de reconhecimento de preferências pessoais, atendimentos virtuais, entre outros. Através dessa popularidade conquistada pela área, a IA chegou até a educação e passou a fazer parte no dia a dia dos profissionais. Nesse sentido, o presente resumo expandido tem como objetivo explorar e analisar os estudos desenvolvidos ao longo de um ano de pesquisa, no período de julho de 2024 até agosto de 2025, no âmbito do projeto de Iniciação Científica intitulado “Inteligência Artificial (IA) na Matemática da Educação Básica: possibilidades e desafios”.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Campus Chapecó