AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO REPOSITÓRIO DA BIBLIOTECA DA UFFS SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO COREDE NORTE RS
Palavras-chave:
Educação do Campo; COREDE Norte/RS; Escolas do Campo; Políticas Públicas; Camponeses.Resumo
Este trabalho trata da educação do campo como um direito social, especificamente da região do COREDE Norte/RS, que enfrentam desafios estruturais e pedagógico, que compromete o direito a aprendizagem das populações do campo. O objetivo consiste em analisar as produções acadêmicas dos repositórios mencionados, considerando as suas contribuições para a organização e o desenvolvimento das escolas do campo, com vistas a fortalecer uma educação comprometida com as especificidades e com a valorização das populações camponesas. A metodologia é de abordagem qualitativa, de análise documental, que são as produções acadêmicas, disponibilizadas nos repositórios das bibliotecas da UFFS, URI, UPF e IDEAU. Evidenciamos que a análise apresenta uma diversidade significativa de abordagens temáticas, refletindo o caráter múltiplo da Educação do Campo, como objeto de investigação. Várias abordagens refletem as políticas públicas, os marcos legais e as práticas pedagógicas contextualizadas, relacionada à Pedagogia da Alternância, a identidade cultural dos sujeitos do campo, à educação quilombola e à integração da ida agroecologia no currículo escolar.
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