ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E PROFISSIONAIS DO TRABALHO DAS MULHERES SEPARADORAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE CHAPECÓ/SC
Palavras-chave:
Catadoras de materiais recicláveis; Resíduos sólidos urbanos; Coleta seletiva.Resumo
A investigação teve o objetivo de (re)conhecer a dinâmica socioeconômica das trabalhadoras das organizações de separação de resíduos sólidos recicláveis do sistema de coleta seletiva da cidade de Chapecó/SC. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvida por meio da realização de entrevistas com 44 trabalhadoras das 14 organizações que recebem os resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva do município e as análises decorrentes foram realizadas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Os dados evidenciam que as mulheres separadoras de resíduos enfrentam múltiplas formas de vulnerabilidade social, marcadas por baixa escolaridade, renda insuficiente, sobrecarga de trabalho e falta de reconhecimento profissional. A predominância de mulheres não brancas, chefes de família e com trajetórias marcadas pela informalidade reforça os impactos das desigualdades de gênero, raça e classe. Apesar das melhorias apontadas com a inserção em organizações coletivas, persistem desafios estruturais que limitam sua valorização social e econômica. Nesse contexto, os resultados oferecem subsídios importantes para a formulação e implementação de políticas públicas mais efetivas e inclusivas, e também ensejam o engajamento da sociedade civil na prática da separação adequada dos resíduos, no reconhecimento do trabalho dessas mulheres e na defesa de seus direitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).