ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E PROFISSIONAIS DO TRABALHO DAS MULHERES SEPARADORAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE CHAPECÓ/SC

Autores

  • Luíza Marcon Siqueira Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.
  • Gabriela Tecchio Simoka Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC
  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

Palavras-chave:

Catadoras de materiais recicláveis; Resíduos sólidos urbanos; Coleta seletiva.

Resumo

A investigação teve o objetivo de (re)conhecer a dinâmica socioeconômica das trabalhadoras das organizações de separação de resíduos sólidos recicláveis do sistema de coleta seletiva da cidade de Chapecó/SC. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvida por meio da realização de entrevistas com 44 trabalhadoras das 14 organizações que recebem os resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva do município e as análises decorrentes foram realizadas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Os dados evidenciam que as mulheres separadoras de resíduos enfrentam múltiplas formas de vulnerabilidade social, marcadas por baixa escolaridade, renda insuficiente, sobrecarga de trabalho e falta de reconhecimento profissional. A predominância de mulheres não brancas, chefes de família e com trajetórias marcadas pela informalidade reforça os impactos das desigualdades de gênero, raça e classe. Apesar das melhorias apontadas com a inserção em organizações coletivas, persistem desafios estruturais que limitam sua valorização social e econômica. Nesse contexto, os resultados oferecem subsídios importantes para a formulação e implementação de políticas públicas mais efetivas e inclusivas, e também ensejam o engajamento da sociedade civil na prática da separação adequada dos resíduos, no reconhecimento do trabalho dessas mulheres e na defesa de seus direitos.

Biografia do Autor

  • Luíza Marcon Siqueira, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

    Estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

  • Gabriela Tecchio Simoka, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

    Egressa do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

  • Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

    Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil e Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Engenharias - Campus Chapecó