POLÍTICAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO: APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS EM POLÍTICAS SOCIAIS E POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO FUNCIONAL 7/RS

Autores

Palavras-chave:

Cidadania, Desenvolvimento, Inclusão, Políticas Sociais, Qualidade de Vida

Resumo

A análise das interações entre políticas sociais e dinâmicas de desenvolvimento territorial constitui tema recorrente nas ciências sociais e aplicadas. Este estudo tem como objetivo examinar possíveis correlações entre a aplicação de recursos do fundo público em políticas sociais e o desenvolvimento dos municípios da Região Funcional 7 do Rio Grande do Sul, ao longo das décadas de 2000 e 2010. A metodologia baseia-se na abordagem dialético-crítica, contemplando as categorias de historicidade, totalidade, contradição e movimento, de forma a fundamentar análises quantitativas e qualitativas. Foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental, com fontes como periódicos especializados, Secretaria do Tesouro Nacional, Tribunal de Contas do Estado, IBGE e Departamento de Estatística do RS. Os resultados evidenciam expressivo crescimento nos investimentos na maioria das áreas, com destaque para Previdência Social (378%), Urbanismo (322%), Saneamento (304%), Cultura (229%), Saúde (192%) e Educação (120%), havendo redução apenas em Habitação (-13%). Saúde e Educação concentraram os maiores montantes absolutos, seguidas por Previdência e Urbanismo. Os objetivos foram atingidos, resultando na produção de materiais de divulgação, artigos, capítulos de livro e criação de base de dados pública. Conclui-se que houve avanço significativo no aporte de recursos, sendo necessário aprofundar a análise das relações com indicadores de desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Dr. Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985), com habilitação plena para o exercício do magistério em filosofia, sociologia e história. Especialista em Educação pela FAFI/Dom Bosco (1988). Especialista em Filosofia pela FAFI/Dom Bosco (1990). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Pos-Doutorado em Serviço Social - PUCRS. Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), de março de 1987 a fevereiro de 2010. Professor da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul, de março de 1990 a fevereiro de 2010. Coordenador Acadêmico na UFFS, Campus Cerro Largo, de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011. Diretor do Campus Cerro Largo, da UFFS, de fevereiro de 2011 a agosto de 2015. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrando o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado e Doutorado, no qual exerce a função de Coordenador do Programa. Atua nas áreas de Sociologia (fundamentos, sociologia do desenvolvimento, sociologia do trabalho, sociologia brasileira e sociologia jurídica), Serviço Social (fundamentos de políticas sociais) e Interdisciplinar (Desenvolvimento e políticas públicas sociais). Pesquisador na área de desenvolvimento, gestão social e políticas sociais. Representante da UFFS na Red Interuniversitaria de Cooperación Interuniversitaria para el Desarrollo e Integración Regional (RED CIDIR). Pesquisador Integrante da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Campus Cerro Largo