SISTEMA AGROMETEOROLÓGICO DE ALERTA DE OCORRÊNCIA DELAGARTA-DO-CARTUCHO DO MILHO NO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Spodoptera frugiperda, agrometeorologia, manejo integrado, risco, incidênciaResumo
O milho (Zea mays L.) apresenta uma grande relevância mundial, e no Brasil, sua produção, é fortemente comprometida pela lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), capaz de reduzir em até 60% o rendimento das lavouras. Seu ciclo de vida é influenciado pela temperatura, sendo favorecido em condições tropicais e subtropicais, como as do Rio Grande do Sul, o que torna fundamental o uso de sistemas agrometereológicos para previsão e manejo. O presente trabalho analisou a atuação do Sistema Agrometeorológico de Alerta na previsão de ocorrência da praga no estado. O experimento foi conduzido na área experimental da CCGL, em Cruz alta (RS), entre 2022 e 2024, utilizando armadilhas do tipo Delta Lepidoptera e dados meteorológicos correlacionados às populações capturadas. Os resultados evidenciam correlação significativa entre a ocorrência da praga e a temperatura do ar, radiação solar e soma térmica acumulada, com maior incidência entre 18°C e 30°C, e redução abaixo de 12,57°C. A soma térmica mostrou maior captura de mariposas nos meses mais quentes confirmando a influência da temperatura no seu desenvolvimento. Conclui-se, portanto, que o Sistema Agrometeorológico de Alerta baseado na soma térmica é uma ferramenta eficiente para prever a ocorrência da praga e orientar o manejo no RS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).