A MEMÓRIA E TRAJETÓRIA DE IRENO ALVES DOS SANTOS NA LUTA PELA TERRA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Palavras-chave:
Ireno Alves dos Santos, Intelectual orgânico, organização da culturaResumo
Essa pesquisa teve como objetivo pesquisar e organizar fontes documentais sobre a trajetória de Ireno Alves dos Santos, buscando construir um acervo sobre sua atuação política, social e intelectual a fim de resgatar sua história, preservar sua memória e conhecer sua trajetória na luta em defesa da reforma agrária e da construção de um projeto ético-político com vistas à transformação social.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um dos principais movimentos de luta pela terra no Brasil. Nesse processo, pessoas como Ireno Alves dos Santos emergem como lideranças fundamentais na articulação política e na formação de um projeto coletivo de transformação social. Ireno, iniciou sua militância junto às Pastorais Sociais da Igreja Católica, militou no Partido dos Trabalhadores e foi dirigente do MST.
Sua militância se insere no contexto da mobilização, da organização, da formação política e da luta da classe trabalhadora e camponesa pela Reforma Agrária popular, que nos permite alçá-lo à condição de intelectual orgânico, nos termos de Antonio Gramsci, isto é, comprometido com a construção e a efetivação de um projeto de sociedade com base na ação política, cultural e transformadora.
Ireno Alves dos Santos, era filho de agricultores. Ele nasceu no dia 24 de janeiro de 1962, no município de Barracão, PR e faleceu no dia 25 de dezembro de 1996, num acidente de carro, na BR 467. Seu legado, materializado em ações concretas de mobilização e organização, permanece vivo na memória dos movimentos sociais e das comunidades assentadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).