RENDIMENTO DE GRÃOS DO FEIJÃO-PRETO SUBMETIDO AO TRATAMENTO COM BIOINSUMOS
Palavras-chave:
fixação biológica do nitrogênio., inoculação., sustentável.Resumo
O uso de bioinsumos tem se consolidado como alternativa sustentável para a agricultura, especialmente em culturas essenciais como o feijão (Phaseolus vulgaris L.). O experimento foi conduzido na UFFS – Campus Erechim, em Latossolo Vermelho Aluminoférrico típico (STRECK et al., 2018), no delineamento em blocos ao acaso, com 10 tratamentos e três repetições: T1 = sem adubação; T2 = sem tratamento de sementes (TS) + sem N; T3 = sem TS + com N; T4 = TS com Rhizobium + sem N; T5 = TS com Azospirillum brasilense + sem N; T6 = TS com Rhizobium + Azospirillum brasilense + sem N; T7 = TS com Rhizobium + com N; T8 = TS com Azospirillum brasilense + com N; T9 = TS com Rhizobium + Azospirillum brasilense + com N; e T10 = TS com Rhizobium + Azospirillum brasilense + com N + Azospirillum foliar. Foram avaliados rendimento de grãos, stand, vagens por planta, grãos por vagem, peso de mil sementes, extração e teores foliares de N e P e massa seca de trifólios. Os resultados não indicaram diferenças estatísticas significativas entre os tratamentos, evidenciando que não houve resposta à inoculação com os bioinsumos testados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).

