CONFLITO AGRÁRIO, RESISTÊNCIA E MEMÓRIA: A HISTÓRIA DO ASSENTAMENTO SANTA ROSA III A PARTIR DA LUTA PELA EDUCAÇÃO

Autores

  • Mariana Borman
  • Emerson Neves Da Silva

Palavras-chave:

Conflitos sociais, MST, Memória

Resumo

No ano de 1985, diversas famílias vindas de várias regiões do Brasil, chegaram ao município de Abelardo Luz, no oeste catarinense em busca de acesso a terra e melhores condições de vida. O objetivo era realizar a ocupação de uma fazenda onde as terras eram improdutivas. De acordo com as entrevistas, a ocupação não foi nada fácil, pois grupo de os sem-terra receberam ordens dos capatazes da fazenda de que fossem embora. Logo após o começo da construção do acampamento, apesar das dificuldades encontradas, a escola itinerante foi colocada em prática, pois a educação era um elemento essencial para a promoção da cidadania dos acampados. Assim sendo, de forma precária iniciou-se as atividades da escola, marcada por aulas embaixo de árvores com bancos feitos de madeira e com os materiais que eram acessíveis no momento. Os educadores eram os próprios pais. Assim o espaço escolar foi construído de forma coletiva. Desse modo, alguns anos após a formação dos assentamentos, através de muitos esforços da comunidade para a criação de uma escola de ensino médio para que seus filhos não precisassem ir embora do campo, foi criada no ano de 2002 uma extensão da EEB Professor Anacleto Damiani no assentamento 25 de Maio, inicialmente contando com uma única turma com 25 alunos, porém ao longo dos anos foram surgindo novas turmas. De 2002 à 2005 a escola funcionava em um prédio de madeira, em meio a muita luta, que através de uma negociação com a Gerência Regional de Educação foi obtida a conquista de um novo prédio construído em 2006, que foi nomeado EEM Semente da Conquista. Atualmente a escola conta com aproximadamente 53 alunos divididos em três turmas de ensino médio. Grande parte do seu grupo docente tem ensino superior e moram nas áreas de assentamento, tendo maior conhecimento e comprometimento com a realidade que os cerca. Dentro de uma proposta que visa a transformação social, a EEM Semente da Conquista, de acordo com o Projeto Político Pedagógico, busca organizar a formação de seus educandos e orientá-los quanto aos valores e a ética social, ajudá-los a conhecer e a respeitar as diferenças sociais culturais e religiosas. Também busca a formação de pessoas com visão crítica do mundo em que vivemos formando uma postura alternativa dos problemas vivenciados no cotidiano.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Chapecó