FERMENTAÇÃO DE TRICHODERMA KONINGIOPSIS EM BIORREATOR AIRLIFT PARA PRODUÇÃO DE BIOHERBICIDAS
Palavras-chave:
bioprocess, microalgae, enzyme, agroecologyResumo
O trabalho teve como objetivo produzir um biocomposto fúngico à base de Trichoderma koningiopsis, isolado da planta daninha Digitaria ciliaris, reconhecido como bom produtor de enzimas. O fungo foi previamente repicado em meio de crescimento composto por ágar batata-dextrose e mantido em BOD a 28 °C por 7 dias. O biocomposto foi fermentado sob condições otimizadas, utilizando 11,06 g de microalgas, provenientes da estação de tratamento de esgoto da cidade de Bauru-SP, em biorreator de bancada do tipo Airlift, por 72 horas. Foram retiradas alíquotas a cada 24 horas para análises posteriores de diferentes atividades enzimáticas. A enzima amilase apresentou comportamento crescente ao longo do processo fermentativo, ao contrário das enzimas ascorbato peroxidase e protease, que, embora tenham apresentado altos valores iniciais, mostraram declínio com o passar dos dias. Conclui-se, por fim, que o biocomposto obtido apresenta relevância ambiental e potencial para uso como agente de controle biológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).