PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FINALIDADE DE ENSINO E ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Autores

  • Bruna Fernanda Schmitz UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Judite Scherer Wenzel UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CERRO LARGO
  • Márcia Santos da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CERRO LARGO

Palavras-chave:

Textos de Divulgação Científica, Estratégias de Leitura, Formação de professores

Resumo

Este resumo expandido apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou as finalidades das práticas de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) adotadas por participantes do Grupo de Leitura Interativa de TDC da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Foram analisadas 23 publicações de 18 participantes, com base na Análise Textual Discursiva (ATD), identificando-se 55 Unidades de Significado (US). A análise resultou na construção da categoria final “A aprendizagem em Ciências pela leitura e interação com o texto”, sustentada por duas categorias intermediárias: “A leitura como formação do leitor” e “A leitura como forma de aprender Ciências e compreender a DC”. Os resultados revelam que os participantes compreendem a leitura como prática formativa, mediadora e interativa, indo além do simples acesso ao conteúdo. A leitura de TDC é vista como estratégia para promover reflexão, pensamento crítico, diálogo e construção de significados, aproximando os estudantes da linguagem científica e da realidade cotidiana. A leitura ocupa um papel central no ensino de Ciências e contribui significativamente para a formação inicial de professores, fortalecendo práticas pedagógicas mais reflexivas e contextualizadas.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Cerro Largo