ARTICULAÇÃO ENTRE SABERES E PRÁTICAS NA BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (PNAN) EM PLANO ESTADUAL DE SAÚDE

Autores

Palavras-chave:

Atenção, Gestão, Monitoramento, Saúde , Segurança Alimentar e Nutricional

Resumo

A articulação entre saberes científicos e populares é um desafio para a efetivação de políticas públicas de saúde. Nesse contexto, este subprojeto de pesquisa, com abordagem qualitativa, objetivou analisar o Plano Estadual de Saúde (PES) 2024-2027 do Rio Grande do Sul (RS), identificando as estratégias adotadas para integrar esses saberes e práticas na efetivação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Desenvolvido entre 1º de setembro de 2024 e 31 de agosto de 2025, o estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, reunindo elementos fundamentais para a análise crítica da realidade estudada, sendo a análise orientada pelo Método de Análise de Conteúdo. Os resultados revelam a ausência de um capítulo específico sobre a PNAN no PES e uma abordagem superficial do tema no documento. Por outro lado, o plano reconhece os saberes e práticas tradicionais, alinhando-se a políticas de equidade em saúde e ao estímulo ao diálogo entre conhecimentos científicos e populares. No entanto, a articulação concreta entre esses saberes e as diretrizes da PNAN não é devidamente explicitada. Dessa forma, reforça-se a necessidade de aprofundar a integração entre os campos do saber e de ampliar a participação social, de modo a garantir a efetividade dessa política no RS.

Biografia do Autor

  • Alessandra Regina Müller Germani, UFFS campus Passo Fundo-RS

    Mestrado em Enfermagem/UFSC, Doutorado em Extensão Rural/UFSM e docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Passo Fundo – RS. Orientadora.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Campus Passo Fundo