ANÁLISE DE POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CÁLCULO

Autores

  • Emelly Marchiori UFFS
  • Vitor José Petry UFFS
  • Rosane Rossato Binotto UFFS

Palavras-chave:

OVA, Cálculo, Tecnologias Digitais, GeoGebra, Imaginação Pedagógica

Resumo

Estudantes dos Cursos de Cálculo Diferencial e Integral têm apresentado dificuldades na compreensão de alguns conteúdos e na tentativa de mitigá-las o uso de tecnologias digitais (TD) têm-se mostrado aliado neste desafio. Nesta perspectiva, o trabalho teve como objetivo desenvolver objetos virtuais de aprendizagem (OVA) no software GeoGebra para o estudo de Cálculo e investigar possibilidades e potencialidades deste material para o ensino de limites a partir de um exercício de imaginação pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa propositiva, em que buscou-se investigar possibilidades e potencialidades do material produzido a partir de um exercício de imaginação pedagógica (IP) na perspectiva de Skovsmose (2015), considerando as percepções dos autores deste trabalho. Para a análise, realizou-se um recorte do corpus da pesquisa, delimitando-o para dois OVA abordando o conceito de limite. A utilização de TD proporcionou não somente a representação algébrica do conteúdo, mas também a representação gráfica, o que pode contribuir para a compreensão dos conceitos estudados. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para o ensino de Cálculo incentivando o uso de OVA e outros recursos tecnológicos em aulas de Matemática do Ensino Superior.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Chapecó