AVALIAÇÃO DA ELETROFLOCULAÇÃO APLICADA AO TRATAMENTO DO LIXIVIADO
Palavras-chave:
Eletrofloculação, Eletroquímica, Chorume, DQOResumo
A geração de resíduos sólidos faz parte da vida do ser humano, especialmente desde a mudança da vida nômade, por volta de 10 mil anos a.C.. Atualmente o que mais tem preocupado, além do volume gerado, a diversidade desses resíduos representa um desafio ambiental crescente. Assim, é fundamental o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias para o manejo, tratamento e disposição adequada desses resíduos, com o objetivo de minimizar seus impactos negativos. Com base nisso, a maneira mais adequada de disposição final desses resíduos são os aterros sanitários, porém durante sua decomposição, forma-se o lixiviado, também chamado de chorume, no qual caracteriza-se por ser altamente poluente. Posto isso, este trabalho possui como objetivo a avaliação da aplicação da eletrofloculação no tratamento do lixiviado proveniente de aterro sanitário, visando a redução da carga orgânica e da cor do efluente. Foi realizada a caracterização físico-química do lixiviado após o processo de tratamento biológico, seguida da análise experimental das variáveis pH e intensidade de corrente elétrica, por meio de um planejamento composto central. Os ensaios demonstram que a melhor condição foi definida em pH 3,00 e 100 mA, obtendo-se 80% de redução de DQO e 96,5% de redução de cor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).