EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS COMPOSTOS BIOATIVOS DA CASCA, FOLHA E FRUTO DO TARUMÃ
Palavras-chave:
Extração assistida por ultrassom , Perfil fenólico , Atividade antioxidanteResumo
O Tarumã (Vitex megapotamica (Spreng.) Moldenke), também conhecido como “azeitona do mato”, é uma árvore nativa da Mata Atlântica, sendo amplamente utilizado na medicina tradicional para tratamentos de “hemorroidas, dislipidemias (ação hipocolesterolêmica), afecções cutâneas, hipertensão arterial, e processos inflamatórios, entre outros, além de atuar como diurético e expectorante” (Brum et al., 2012). Apesar de ser uma espécie de ocorrência relativamente rara na natureza, o Tarumã não figura na lista de espécies ameaçadas do estado de Santa Catarina. Acredita-se que suas propriedades terapêuticas estejam associadas à presença de compostos bioativos, capazes de promover efeitos benéficos no organismo humano. Nesse sentido, o uso do Tarumã apresenta-se como uma alternativa para a promoção da saúde e bem-estar populacional, podendo atuar como complemento aos tratamentos médicos convencionais, ou mesmo na profilaxia de doenças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).