AÇÕES AFIRMATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR: EFEITOS NA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES
Palavras-chave:
ações afirmativas , adolescentes , escola , professores , racismoResumo
Trata-se de uma pesquisa-intervenção (Mendes et al, 2016), do tipo etnográfica, que objetivou entender a percepção de professores(as) do ensino fundamental II acerca dos efeitos psicossociais causados pelo racismo em seus(suas) alunos(as) adolescentes e suas formas de enfrentamento, através de continuidade ao estudo que já tinha sido realizado na mesma escola com estudantes adolescentes sobre os efeitos do racismo na saúde mental (Brito et al, 2024), com consentimento institucional, dos responsáveis, dos docentes e devida aprovação no parecer do Comitê de ética da Universidade Federal da Fronteira Sul sob número 5.736.372. Participaram da pesquisa-intervenção 20 professores(as), todos brancos, somente 3 homens, 3 encontros cada grupo de uma escola pública localizada em Passo Fundo/RS. Para isso, utilizou-se como instrumento orientador o material “Vamos falar de racismo”, de autoria de Alexandra Loras e Maurício Oliveira (2021), o qual possui 100 perguntas para discutir preconceito e gerar conscientização. Posteriormente os resultados foram analisados através da análise temática, e restituídos com o grupo a cada novo encontro, de forma a ampliar as discussões elencadas (Minayo, 2012).
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