Gestão de Custos Públicos: Evidências da Produção Científica Nacional sobre a teoria dos Sticky Costs
Palavras-chave:
Consolidação da Teoria, Setor Público, Sticky CostsResumo
O surgimento de novas teorias do conhecimento contábil no setor público se deu especialmente a partir dos anos 2000. Essas novas pesquisas e incorporações as práticas contábeis buscaram ampliar a qualidade e transparência das informações, assim como, harmonizar os padrões nacionais as normas internacionais. Nesse contexto, merecem destaque o processo de alteração do regime contábil e definição de normas para implementação da contabilidade de custos no setor público. A partir desse cenário de mudanças, teorias já existentes como da aplicabilidade do custeio ABC e utilização da Demonstração do Resultado Econômico foram testadas no setor. No mesmo sentido, teorias relativamente recentes como dos Sticky Costs passaram a ser estudadas e aplicadas em estudos empíricos. Diante da nova realidade de pesquisa, este estudo objetiva analisar a inserção da teoria dos Sticky Costs na produção científica nacional voltada ao setor público. Para a realização do estudo, torna-se necessário inicialmente buscar junto a literatura as diferentes abordagens e definições dadas ao termo Sticky Costs. Assim, para possibilitar a apresentação do seu estado da arte serão buscadas as diferentes definições, como: custos grudentos, custos pegajosos, custos rígidos, custos viscosos, custos assimétricos, entre outros. Os resultados serão sustentados por meio de uma pesquisa descritiva, qualitativa, com coleta de dados bibliográficos e de análise de conteúdo. A base de busca serão todos os artigos da base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, assim como, as pesquisas disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O período de busca obedecerá a um corte temporal que se inicia em 2000 e termina em 2023. Após a conclusão do estudo será possível avaliar a inserção da nova teoria, o que permitirá verificar a sua aplicabilidade empírica em estudos futuros voltados ao setor público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).