TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
CAMINHOS A PERCORRER
Palavras-chave:
Inteligência artificial, Educação, Formação CríticaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente o uso das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) na educação, com ênfase nas suas aplicações no ensino e na pesquisa. A investigação discute as potencialidades e os riscos dessas ferramentas, especialmente no que diz respeito à formação crítica de estudantes e professores diante das transformações digitais em curso. A pesquisa adotou uma abordagem teórica e qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de produções acadêmicas nacionais e em análise documental, incluindo um formulário aplicado em contexto educacional. Os resultados evidenciam que, embora a IA ofereça possibilidades significativas para a personalização do ensino e o apoio pedagógico, sua incorporação exige reflexão ética, pedagógica e social. A atuação das Big Techs, a automação do ensino, os impactos na autonomia estudantil e na valorização docente são pontos centrais do debate.
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