TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

CAMINHOS A PERCORRER

Autores

  • PEDRO HENRIQUE GIEQUELIN SILVEIRA UFFS
  • ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Educação, Formação Crítica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente o uso das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) na educação, com ênfase nas suas aplicações no ensino e na pesquisa. A investigação discute as potencialidades e os riscos dessas ferramentas, especialmente no que diz respeito à formação crítica de estudantes e professores diante das transformações digitais em curso. A pesquisa adotou uma abordagem teórica e qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de produções acadêmicas nacionais e em análise documental, incluindo um formulário aplicado em contexto educacional. Os resultados evidenciam que, embora a IA ofereça possibilidades significativas para a personalização do ensino e o apoio pedagógico, sua incorporação exige reflexão ética, pedagógica e social. A atuação das Big Techs, a automação do ensino, os impactos na autonomia estudantil e na valorização docente são pontos centrais do debate.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Erechim