REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA UTI DE UM HOSPITAL GERAL SOBRE EVENTOS ADVERSOS
Resumo
A ocorrência de eventos adversos (EA) impacta significativamente o Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a morbidade, mortalidade, tempo de hospitalização e custos assistenciais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define os EA como incidentes evitáveis, não relacionados à condição preexistente do paciente. Estudos indicam que uma alta porcentagem desses eventos poderia ser prevenida, evidenciando a importância da notificação e monitoramento desses casos pelos profissionais de saúde, especialmente na enfermagem. A notificação de EA é crucial para avaliar o serviço de saúde, analisar suas causas e melhorar a qualidade do atendimento. Profissionais de enfermagem têm uma responsabilidade central na redução e notificação de EA, o que contribui para a adoção de uma cultura de cuidado seguro. Monitorar esses eventos permite identificar áreas críticas que precisam de intervenção, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e eficaz para os pacientes.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).