NARRATIVAS SOBRE POPULARIZAR CIÊNCIA EM PASSO FUNDO-RS: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTI
Palavras-chave:
Saúde Pública; Comunicação Social; Medicina; Popularização CientíficaResumo
Este estudo explora como médicos-professores de Passo Fundo utilizam redes sociais, como Instagram e YouTube, para popularizar a ciência médica. A pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos, analisando sessenta perfis médicos que publicaram conteúdos desde janeiro de 2023. Os resultados identificaram três principais tipos de narrativas: simplificação da linguagem médica, diálogo com a população, e uma combinação de ambos. Observou-se que quase 60,00% dos médicos não mencionam o Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de sua relevância. A pesquisa sugere a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a compreensão e a eficácia da popularização científica em medicina, tanto regional quanto nacionalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).