CRISE, MIGRAÇÃO E TRABALHO: TRAJETÓRIAS MIGRANTES DE VENEZUELANOS NO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
A migração venezuelana é um dos fenômenos mais relevantes da história recente da América do Sul, constituindo volumoso e inédito deslocamento de população, com especial impacto nos países vizinhos. O Brasil se tornou recentemente o terceiro país latino-americano a receber mais venezuelanos, sendo o Oeste Catarinense uma das principais regiões de destino. Com o objetivo de compreender o processo migratório para a região, buscamos pesquisar as trajetórias migrantes de venezuelanas a partir de três perspectivas: crise, migração e trabalho. Enfatizando os seguintes aspectos: as raízes que levaram ao desencadeamento desses movimentos, as rotas seguidas por tais grupos, as políticas migratórias, o processo de interiorização dessas comunidades e a relação de trabalho desses grupos em especial com a indústria frigorífica da região.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).