NOVAS FRONTEIRAS DA SEGURANÇA DO PACIENTE SOB LUZ DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo
A Segurança do Paciente visa criar ambientes e práticas que minimizem riscos à saúde, proporcionando cuidados seguros e eficazes. O uso de tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, está transformando a sociedade, incluindo a saúde, melhorando a precisão das análises e o desfecho dos cuidados. O presente estudo qualitativo revisou a literatura entre 2019-2024 para identificar práticas relacionadas à Segurança do Paciente e Inteligência Artificial, utilizando bases de dados Medline; Base de Dados de Enfermagem; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web Of Science; Scopus; PubMed. Foram incluídos seis artigos, cujos resultados indicam a modificação de processos decisórios e inovações que impactam positivamente a SP. No entanto, o estudo também destaca fragilidades éticas e desafios que precisam ser cuidadosamente examinados. Conclui-se que a integração da IA na saúde oferece grandes oportunidades, mas exige implementação cuidadosa e estudos aprofundados para garantir a segurança e a eficácia no cuidado aos pacientes.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).