CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
PROBLEMATIZANDO VALORES E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROCESSOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como corpus de análise trabalhos apresentados em eventos da área de ensino de ciências. Em que investigamos: Como e com quais objetivos as práticas educativas apresentadas em eventos da área de ensino de ciências, têm sido desenvolvidas? E se há e como discussão da presença de valores no direcionamento dado desenvolvimento científico-tecnológico, nessas práticas educativas? Objetivando identificar, caracterizar, analisar e socializar a abordagem dada a presença de valores e participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia, nos rumos dados ao desenvolvimento científico-tecnológico, nas práticas educativas pertencentes às pesquisas apresentadas em diferentes eventos da área de ensino de ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva. Da análise emergiram 3 categorias: o protagonismo dos estudantes contribuindo para a formação de cidadãos críticos a partir da abordagem CTS; a abordagem CTS na formação de professores; e as potencialidades da educação CTS como facilitadora da educação ambiental. Concluímos que as práticas educativas apresentadas em eventos de ensino de ciências vêm sendo desenvolvidas com o propósito de promover uma educação que ultrapasse os limites do conteúdo disciplinar, buscando formar cidadãos capazes de interagir criticamente com os desafios do mundo contemporâneo, especialmente no que se refere às questões socioambientais e científico-tecnológicas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).