CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS

PROBLEMATIZANDO VALORES E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROCESSOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS

  • Talia Wagner Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Henrique Schmitt Busse Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Cultura de participação social, Currículo, Não neutralidade da CT, PLACTS, Valores

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como corpus de análise trabalhos apresentados em eventos da área de ensino de ciências. Em que investigamos: Como e com quais objetivos as práticas educativas apresentadas em eventos da área de ensino de ciências, têm sido desenvolvidas? E se há e como discussão da presença de valores no direcionamento dado desenvolvimento científico-tecnológico, nessas práticas educativas? Objetivando identificar, caracterizar, analisar e socializar a abordagem dada a presença de valores e participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia, nos rumos dados ao desenvolvimento científico-tecnológico, nas práticas educativas pertencentes às pesquisas apresentadas em diferentes eventos da área de ensino de ciências. Como metodologia de análise utilizamos a Análise Textual Discursiva. Da análise emergiram 3 categorias: o protagonismo dos estudantes contribuindo para a formação de cidadãos críticos a partir da abordagem CTS; a abordagem CTS na formação de professores; e as potencialidades da educação CTS como facilitadora da educação ambiental. Concluímos que as práticas educativas apresentadas em eventos de ensino de ciências vêm sendo desenvolvidas com o propósito de promover uma educação que ultrapasse os limites do conteúdo disciplinar, buscando formar cidadãos capazes de interagir criticamente com os desafios do mundo contemporâneo, especialmente no que se refere às questões socioambientais e científico-tecnológicas.

Biografia do Autor

Talia Wagner, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, RS

Henrique Schmitt Busse, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciando em Física pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestra em Educação e Doutora em Educação pela UFSM. É Professora do curso de Física e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Su, Campus Cerro Largo, RS.

Publicado
09-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo