AS VIRTUALIDADES DA ESCOLA DO CAMPO NO COREDE NORTE/RS:
MUNICÍPIOS COM BAIXO INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Resumo
A educação do campo como política pública tem a marca das lutas protagonizadas pelos movimentos sociais, em busca da formação de docentes e da manutenção das escolas do campo. Ao cessar o funcionamento de uma escola rompe-se o vínculo dos sujeitos com a comunidade, cultura e valores locais. A questão de estudo é: que relação se pode estabelecer entre o IDH de um pequeno município e o decréscimo das matrículas nas escolas do campo? O objetivo principal: Conhecer as problemáticas e virtualidades das escolas do/no campo na região de abrangência do Corede Norte RS, considerando a relação entre o IDH do município e a redução do número de matrículas de estudantes e as formas de organização e desenvolvimento da educação do/no campo. É uma pesquisa básica de natureza qualitativa, realizada pelos procedimentos dos estudos documentais e bibliográficos. Dados sobre os baixos índices de IDH dos municípios do COREDE Norte/RS: Benjamin Constant do Sul, Charrua, Erval Grande, Faxinalzinho, Floriano Peixoto e Itatiba do Sul, foram obtidos no site do IBGE e, das as matrículas nas escolas do/no campo nas atas de resultados finais. O referencial teórico teve como base: Caldart (2020), Paludo e Santos (2020), Soares; Dalberto; Bohn (2021).
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).