ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS INOVADORAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
A respectiva pesquisa é caracterizada do tipo de estado do conhecimento (Romanowski e Ens, 2006), na qual, realizamos a partir de dados coletados no google acadêmico a partir do termo "inovação", ocorrendo nos meses de janeiro a abril de 2024. Utilizou-se o critério de inclusão na área de Ciências, incluindo Química, Física e Biologia, publicados no período de 2019 a 2023, no qual dentre os 89.900 resultados foram identificados 51 artigos que compõe o corpus textual de análise e foram inseridos em uma em uma pasta do Google Drive por ordem de coleta e ano. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia qualitativa (Moraes, 2003).
Portanto, observa-se que, as tecnologias digitais estão cada vez mais associadas ao cotidiano escolar, onde, os professores necessitam aliar os seus planejamentos à metodologias inovadoras, e para isso, os mesmos necessitam cada vez mais se atualizar, sendo que, pouco se contempla sobre de que modo aliar as tecnologias em sala de aula ao conteúdo utilizando quais estratégias, e se o docente de fato está preparado para a utilização destes recursos aos quais estão disponíveis para uso.
Neste sentido, se observa a importância da aliança entre as Tecnologias Digitais (TD) e a utilização de Estratégias Didáticas Inovadoras em sala de aula, pois, a partir de recursos digitais e ferramentas didáticas inovadoras, aliadas ao planejamento escolar a partir de metodologias inovadoras é possível obter um ambiente de aprendizado mais interativo, tornando o processo de ensino-aprendizado mais instigante para todos.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).