ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS INOVADORAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavras-chave: Constituição docente, Formação de professores, Inovação, Práticas Pedagógicas, Recursos didáticos digitais

Resumo

A respectiva pesquisa é caracterizada do tipo de estado do conhecimento (Romanowski e Ens, 2006), na qual, realizamos a partir de dados coletados no google acadêmico a partir do termo "inovação", ocorrendo nos meses de janeiro a abril de 2024. Utilizou-se o critério de inclusão na área de Ciências, incluindo Química, Física e Biologia, publicados no período de 2019 a 2023, no qual dentre os 89.900 resultados foram identificados 51 artigos que compõe o corpus textual de análise e foram inseridos em uma  em uma pasta do Google Drive por ordem de coleta e ano. Utilizamos a  Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia qualitativa (Moraes, 2003).

Portanto, observa-se que, as tecnologias digitais estão cada vez mais associadas ao cotidiano escolar, onde, os professores necessitam aliar os seus planejamentos à metodologias inovadoras, e para isso, os mesmos necessitam cada vez mais se atualizar, sendo que, pouco se contempla sobre de que modo aliar as tecnologias em sala de aula ao conteúdo utilizando quais estratégias, e se o docente de fato está preparado para a utilização destes recursos aos quais estão disponíveis para uso. 

Neste sentido, se observa a importância da aliança entre as Tecnologias Digitais (TD) e a utilização de Estratégias Didáticas Inovadoras em sala de aula, pois, a partir de recursos digitais e ferramentas didáticas inovadoras, aliadas ao planejamento escolar a partir de metodologias inovadoras é possível obter um ambiente de aprendizado mais interativo, tornando o processo de ensino-aprendizado mais instigante para todos.

Biografia do Autor

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduações em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007); Especializações em Orientação Educacional (UFFS) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER) e Mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS. Atuação nas Práticas de Ensino e Estágios Curriculares Supervisionados no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. As atividades de extensão e pesquisa são desenvolvidas nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, constituição docente, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), Investigação-formação-ação e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Biologia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas de 2016-2017. Atualmente coordenadora de área colaboradora do PIBID-CAPES, subprojeto Ciências Biológicas, Física e Química 2022-2024. Participante da Red Latinoamericana de Educación en Ciencias Naturales - RedLaECiN. Professora formadora do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral (BOLSA SERVIDOR EXTENSÃO LEI 8.958/94).

Publicado
10-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo