CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA SEMENTE DE HB PARA A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL
Resumo
O mundo ainda depende majoritariamente de fontes de energia não renováveis, como combustíveis fósseis, que causam poluição e instabilidade econômica. Uma alternativa promissora é a biomassa, especialmente a semente de HB (nome suprido por propriedade intelectual), que se destaca como matéria-prima potencial para a produção de bioenergia. Este estudo caracterizou as propriedades físico-químicas da semente de HB para avaliar seu potencial na produção de biocombustíveis. A análise mostrou que a casca da semente tem um alto teor de cinzas totais (22,14%) e insolúveis (42,88%), o que pode ser desfavorável. Em contraste, a polpa sem óleo apresenta menor teor de cinzas e umidade, além de maior concentração de proteínas (25,6%), o que a torna mais vantajosa. Embora a semente de HB tenha baixos níveis de açúcares redutores, ela contém 14% de amido, que pode ser convertido em açúcares redutores por meio de sacarificação, permitindo a produção de etanol de segunda geração. Assim, a semente de HB se apresenta como uma alternativa viável para a produção de bioetanol, além de seu potencial uso em outros setores devido ao seu elevado teor de proteínas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).