ANÁLISE DO CONTEÚDO IMAGÉTICO DE SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

  • Larissa Medeiros Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Eliane Gonçalves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO/RS https://orcid.org/0000-0002-8018-3331
Palavras-chave: Recurso didático; Linguagem imagética; Abordagens de saúde

Resumo

O livro didático (LD) segue sendo um dos principais recursos utilizados pelos professores. Este estudo objetivou investigar as representações imagéticas de saúde presentes nos LDs de Ciências recomendados pelo PNLD-2020. Pesquisa de abordagem qualitativa, para qual foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) para analisar as imagens do conteúdo de saúde dos LDs de Ciências distribuídas nas Escolas campo de três municípios da região Missioneira que receberam e fomentaram as atividades dos Projetos: Residência Pedagógica e Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. A busca pelos LDs utilizados, ocorreu na plataforma gratuita Issu.com (www.issu.com.br). Os dados revelam que na maioria dos LDs, predominou as imagens figurativas contendo informações com 80%, junto do texto verbal. 65% foi o percentual identificado de desenho esquemático com a funcionalidade de informação nos LDs analisados. Desenhos de tabelas, gráficos e mapas, ocorreram em 45% dos LDs, havendo uma carência desse tipo de imagens, assim como das imagens reflexivas nos capítulos com 47%. Concluímos que as imagens nos LDS, são fundamentais para compreensão e construção de conhecimentos, integrando a realidade do aluno com o meio em que está inserido.

Publicado
09-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo