ANÁLISE DO CONTEÚDO IMAGÉTICO DE SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Resumo
O livro didático (LD) segue sendo um dos principais recursos utilizados pelos professores. Este estudo objetivou investigar as representações imagéticas de saúde presentes nos LDs de Ciências recomendados pelo PNLD-2020. Pesquisa de abordagem qualitativa, para qual foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) para analisar as imagens do conteúdo de saúde dos LDs de Ciências distribuídas nas Escolas campo de três municípios da região Missioneira que receberam e fomentaram as atividades dos Projetos: Residência Pedagógica e Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. A busca pelos LDs utilizados, ocorreu na plataforma gratuita Issu.com (www.issu.com.br). Os dados revelam que na maioria dos LDs, predominou as imagens figurativas contendo informações com 80%, junto do texto verbal. 65% foi o percentual identificado de desenho esquemático com a funcionalidade de informação nos LDs analisados. Desenhos de tabelas, gráficos e mapas, ocorreram em 45% dos LDs, havendo uma carência desse tipo de imagens, assim como das imagens reflexivas nos capítulos com 47%. Concluímos que as imagens nos LDS, são fundamentais para compreensão e construção de conhecimentos, integrando a realidade do aluno com o meio em que está inserido.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).