AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA VEGETAL DE ESPÉCIES DE INGÁ COMO ADUBADEIRAS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS DO TIPO CULTIVO EM ALEIAS
Resumo
O ingá é uma leguminosa que pertence à subfamília Mimosoideae da família Fabaceae, que ocorre em regiões sul americanas de clima tropicais (SALAZAR et al., 1991). Em sistemas agroflorestais esta planta pode mostrar um grande potencial na geração de biomassa e seu teor de N presente em sua composição. Devido o crescimento acelerado e grande capacidade de rebrota contribui para o enriquecimento do local onde agrega nutrientes a outras arbóreas presentes em sistemas agroflorestais. O estudo foi realizado na área localizada dentro da Vitrine Agroecológica Vilson Nilson Redel (VITAL) no terreno do show rural Coopavel em Cascavel - PR, onde está implantada a área de SAF em aleias. A análise de variância de biomassa de folhas galhos e tronco das espécies introduzida no sistema da vitrine agroecológica das duas espécies arbórea Nativa do Paraná Inga vera; Inga marginata, separando em dois grupo; i) Com folhas e ramos abaixo de 3 cm de diâmetro e ii) Ramos com mais de 3 cm de diâmetro, Obtivemos resultados demonstrando valores médios de tamanho e peso de cada planta em cada nas áreas SAF 1 e SAF 2. A avaliação realizada até o momento mostra potencial relevante de contribuição da biomassa de ambas espécies para a fertilização das áreas por meio da deposição de biomassa. A real contribuição da espécie para fertilização dos sistemas depende de avaliações a médio prazo, para poder avaliar as árvores em termos de manter a capacidade de rebrota, produção crescente de biomassa, bem como avaliar o potencial da biomassa para cobertura de solo e sua capacidade de contenção de espécies invasoras.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).