FRAMEWORK TPACK NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Flávio Henrique Silva Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo. https://orcid.org/0000-0002-5985-4698
Palavras-chave: Conhecimento de professor; Constituição Docente; Tecnologia Digitais.

Resumo

O Framework TPACK, abreviação em inglês para Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, é reconhecido como uma estrutura teórica promissora para o uso de tecnologias na educação e no desenvolvimento profissional dos professores, especialmente no campo das Ciências. Esse framework integra três bases de conhecimento: pedagógico, de conteúdo e tecnológico, incluindo suas interseções e conhecimento textual (Mishra; Koehler, 2006; Mishra, 2019).  Essa combinação resulta no desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) (Bervian; Araújo, 2022).  Para tanto, temos como problema de pesquisa: O que se mostra sobre Framework TPACK (conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo) no ensino de Ciências? A pesquisa caracteriza-se como estado do conhecimento (Lima; Dantas; Nunes & Rosa; 2023). Realizamos a coleta, a seleção e a análise de artigos e trabalhos publicados no período de 2020-2023 em língua portuguesa com enfoque sobre o TPACK na área de Ciências, incluindo Química, Física e Biologia. Para a busca, utilizamos o Google Acadêmico com o termo “TPACK”, no período de Janeiro a Abril de 2024. Foram encontrados 190 publicações dentre artigos, dissertações, teses, trabalhos e resumos expandidos. Destes, nove artigos e seis trabalhos, compõem nosso corpus textual de análise, totalizando 15 publicações. Foram excluídos da análise artigos e trabalhos em duplicidade e com foco no Ensino de Matemática. O uso das TIC como ferramenta pedagógica e do TPACK como modelo de ensino de Ciências, no qual propomos a ampliação para a educação contemporânea, oferece inúmeras oportunidades para alavancar a qualidade da aprendizagem e torná-la mais relevante para os alunos do século XXI. No entanto, a eficácia dessa articulação dos conhecimentos depende de uma abordagem planejada e da formação contínua dos educadores para que eles possam utilizar essas ferramentas de maneira crítica (23.1.1.1 e 23.2.4) e inovadora (23.2.4.3, 23.2.3.1 e 22.2.40.2). O framework TPACK provou ser uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino de ciências, oferecendo um modelo abrangente que integra conhecimentos de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos. Através do uso do TPACK, os professores de ciências podem selecionar e utilizar ferramentas tecnológicas apropriadas para ilustrar conceitos complexos, promover a exploração científica e engajar os alunos em experiências de aprendizagem significativas. Os resultados de diversas implementações demonstram que o TPACK não apenas facilita a compreensão dos conteúdos científicos pelos alunos, mas também promove um ambiente de aprendizagem interativo e colaborativo.

Biografia do Autor

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Graduações em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007); Especializações em Orientação Educacional (UFFS) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER) e Mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS. Atuação nas Práticas de Ensino e Estágios Curriculares Supervisionados no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências PPGEC na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. As atividades de extensão e pesquisa são desenvolvidas nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, constituição docente, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), Investigação-formação-ação e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Biologia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas de 2016-2017. Atualmente coordenadora de área colaboradora do PIBID-CAPES, subprojeto Ciências Biológicas, Física e Química 2022-2024. Participante da Red Latinoamericana de Educación en Ciencias Naturales - RedLaECiN. Professora formadora do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral (BOLSA SERVIDOR EXTENSÃO LEI 8.958/94).

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo