FRAMEWORK TPACK NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
O Framework TPACK, abreviação em inglês para Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, é reconhecido como uma estrutura teórica promissora para o uso de tecnologias na educação e no desenvolvimento profissional dos professores, especialmente no campo das Ciências. Esse framework integra três bases de conhecimento: pedagógico, de conteúdo e tecnológico, incluindo suas interseções e conhecimento textual (Mishra; Koehler, 2006; Mishra, 2019). Essa combinação resulta no desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) (Bervian; Araújo, 2022). Para tanto, temos como problema de pesquisa: O que se mostra sobre Framework TPACK (conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo) no ensino de Ciências? A pesquisa caracteriza-se como estado do conhecimento (Lima; Dantas; Nunes & Rosa; 2023). Realizamos a coleta, a seleção e a análise de artigos e trabalhos publicados no período de 2020-2023 em língua portuguesa com enfoque sobre o TPACK na área de Ciências, incluindo Química, Física e Biologia. Para a busca, utilizamos o Google Acadêmico com o termo “TPACK”, no período de Janeiro a Abril de 2024. Foram encontrados 190 publicações dentre artigos, dissertações, teses, trabalhos e resumos expandidos. Destes, nove artigos e seis trabalhos, compõem nosso corpus textual de análise, totalizando 15 publicações. Foram excluídos da análise artigos e trabalhos em duplicidade e com foco no Ensino de Matemática. O uso das TIC como ferramenta pedagógica e do TPACK como modelo de ensino de Ciências, no qual propomos a ampliação para a educação contemporânea, oferece inúmeras oportunidades para alavancar a qualidade da aprendizagem e torná-la mais relevante para os alunos do século XXI. No entanto, a eficácia dessa articulação dos conhecimentos depende de uma abordagem planejada e da formação contínua dos educadores para que eles possam utilizar essas ferramentas de maneira crítica (23.1.1.1 e 23.2.4) e inovadora (23.2.4.3, 23.2.3.1 e 22.2.40.2). O framework TPACK provou ser uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino de ciências, oferecendo um modelo abrangente que integra conhecimentos de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos. Através do uso do TPACK, os professores de ciências podem selecionar e utilizar ferramentas tecnológicas apropriadas para ilustrar conceitos complexos, promover a exploração científica e engajar os alunos em experiências de aprendizagem significativas. Os resultados de diversas implementações demonstram que o TPACK não apenas facilita a compreensão dos conteúdos científicos pelos alunos, mas também promove um ambiente de aprendizagem interativo e colaborativo.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).