A ABORDAGEM E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENFOQUE CTS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
1 Introdução
Apresentamos resultados da pesquisa, a qual teve por objetivo analisar a forma em que as imagens veem representando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) de 2021. Buscamos identificar como estas imagens vem auxiliando na compreensão da Ciência-Tecnologia (CT) nesses livros.
Eles vêm sendo o instrumento mais utilizado pelos professores em sala de aula, auxiliando no planejamento e ministração de aulas. Assim, o livro didático, em especial o de Ciências, se implementa como importante ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em escolas públicas brasileiras de Educação Básica, sendo o material didático mais presente nas diferentes etapas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, (Rosa; Megid Neto, 2016).
Olhando por esse viés, esses autores apontam que:
Atualmente os materiais didáticos possuem uma qualidade muito maior em relação às décadas passadas. Isto, em grande parte, se deve aos editais do PNLD, que passam a exigir uma melhor qualidade das coleções didáticas, em sintonia com os avanços das pesquisas educacionais em cada área disciplinar, bem como ao esforço (de certo modo compulsório) das editoras em reformular suas obras, visando atender melhor a estas demandas sobre o que seriam “bons” materiais didáticos (Rosa; Megid Neto, 2016, p. 4).
Tendo em vista o de Ciências, vê-se a necessidade em mapear os conceitos específicos da área e questões que englobem a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tendo o objetivo de contribuir na construção de conhecimentos. Neste âmbito, Santos (2011) expõe que a Educação CTS pode ser compreendida como um movimento de reconstrução social o qual emerge em um contexto de discussão sobre o papel da CT na sociedade que, atualmente, assume distintas perspectivas. Esse mesmo autor destaca a importância dos “processos participativos de tomada de decisão em ciência e tecnologia na busca do ideal de uma sociedade justa e igualitária” (Santos, 2011, p. 39).
Percebe-se que um dos maiores desafios do ensino de Ciências da natureza na Educação Básica se associa ao desenvolvimento de práticas educativas, as quais necessitam contribuir para a formação de cidadãos que sejam capazes de assumir uma posição crítica e responsáveis frente a problemas sócio-científico-tecnológicos, presentes na sociedade (Santos; Mortimer, 2000; Conrado; Nunes-Neto, 2018). Assim, visando uma visão mais crítica do educando. Desse modo, autores como Schwan e Santos (2020) trazem alguns objetivos comuns ao enfoque CTS, os quais vem “[...] auxiliando a tomada de decisões e contribuindo na constituição de uma sociedade ética e democrática” (p. 11).
2 Objetivos
Os objetivos desta pesquisa são verificar, identificar e analisar a presença do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade nos livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias adotados pelas escolas pertencentes a 14 CRE/RS e analisar como os conteúdos e as imagens fazem essa representação.
3 Metodologia
A pesquisa é qualitativa, de cunho documental (Gil, 2022), tendo como corpus de análise coleções de livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias, do PNLD de 2021, adotados pela 14° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), essas englobam os conhecimentos de Química, Física e Biologia. Assim, ele está composto por sete coletâneas e cada uma possui seis volumes. Nestes livros buscamos pelas imagens presentes, assim analisamos se e como estas estão relacionadas com a educação CTS.
Quadro 1: Livros utilizados pelas escolas da 14ª CRE-RS
Código
Coleção
Autores
C1
Diálogo (V1,V2,V3,V4,V5,V6)
Ferraro et al. (2020)
C2
Ciências da Natureza (V1,V2,V3,V4,V5,V6)
Lopes; Rosso (2020)
C3
Conexões (V1,V2,V3,V4,V5,V6)
Thompson et al., (2020)
C4
Matérias, Energia e Vida uma abordagem: uma abordagem interdisciplinar
(V1,V2,V3,V4,V5,V6)
Mortimer et al., (2020)
C5
Moderna Plus (V1,V2,V3,V4,V5,V6)
Amabis et al. (2020)
C6
Multiversos (V1,V2,V3,V4,V5,V6)
Godoy; Agnolo; Melo (2020)
C7
Ser Protagonista (V1,V2,V3,V4,V5,V6)
Carvalho et al. (2020).
Fonte: Dados da pesquisa (Hoffmann; Santos, 2024).
Em um primeiro momento fizemos a contagem de todas as imagens que estão representadas dentro dos livros didáticos citados no quadro anterior, conseguinte analisamos quais dessas estão relacionadas com a educação CTS, assim estas serão analisadas com o propósito de compreender as finalidades/objetivos das imagens utilizadas no livro didático.
Metodologicamente, análise do corpus se deu através da Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes, Galliazi, 2016), metodologia esta que
[...] é um exercício de produzir e expressar sentidos. Os textos são assumidos como significantes em relação aos quais é possível exprimir sentidos simbólicos. Pretende-se, assim, construir compreensões a partir de um conjunto de textos, analisando-os e expressando a partir da análise os sentidos e significados possíveis. Os resultados obtidos dependem tanto dos autores dos textos quanto do pesquisador (p. 36).
Essa é constituída por três momentos de análise: a unitarização; a categorização e o captar do novo emergente. Na unitarização há o desmonte dos textos que, conforme Moraes, Galiazzi (2016) é uma etapa que “implica examinar os textos em seus detalhes, fragmentando-os no sentido de produzir unidades constituintes, enunciados referentes aos fenômenos estudados” (p. 33). Já, em um segundo momento ocorre a categorização ou estabelecimento de relações que “envolve construir relações entre as unidades de base, combinando-as e classificando-as, reunindo esses elementos unitários na formação de conjuntos que congregam elementos próximos, resultando daí sistemas de categorias” (p. 34). E o terceiro momento é a comunicação, a captação de um novo emergente, “a intensa impregnação nos materiais da análise desencadeada nos dois focos anteriores que possibilita a emergência de uma compreensão renovada do todo” (p. 34).
4 Resultados e Discussão
Tendo como finalidade compreender o que se mostra sobre as imagens presentes nos livros didáticos selecionados para análise, como corpus da pesquisa, os objetivos das imagens que sugerirem a compreensão sobre a educação CTS dentro de Ensino de Ciências. Na contagem total das imagens obtivemos os seguintes resultados para cada coletânea:
Tabela 1: Contagem das imagens presentes nos LDs.
Coletânea/Volume
V1
V2
V3
V4
V5
V5
1
321
398
240
305
267
255
2
225
262
247
279
224
328
3
215
255
265
259
316
313
4
293
233
311
254
259
285
5
334
331
219
253
286
320
6
207
277
309
236
270
240
7
228
157
304
271
211
234
Fonte: Dados da pesquisa (Hoffmann; Santos, 2024).
Os resultados acima foram obtidos através da contagem de todas as imagens presentes nos livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias, pertencente ao PNLD 2021. No processo de ATD que foi realizado com o corpus de análise, consistiu em 59 categorias iniciais, as quais incluem imagens de cientistas/laboratórios; natureza/animais/plantas; campanhas; adesivos; medicina/prevenção/doenças/saúde; Química; Biologia; capas de livros/filmes; universo; experimentos; comemoração; desastres; lendas/mitologia; pessoas realizando atividade; embalagens; mapas; construção; tirinhas/charge; gráficos/Física; avisos/informações; instrumentos/aparelhos; fenômeno natural; micrografia; atividade econômica; alimentos; solidariedade; transporte; desastres/poluição/contaminação; embalagens; instrumentos/aparelhos/equipamentos; atividade econômica; arqueologia/geologia; reciclagem/economia; combustível fóssil; movimento social; produção; usinas; pintura; histórico; símbolo; tecnologia entre outras.
A partir dessas 59 categorias, analisamos somente as imagens que remetem de alguma forma ao enfoque CTS, um de nossos objetivos para essa análise, também se observou o conteúdo que estava disposto em relação a essas imagens. A partir das análises sobre as imagens e o seu conteúdo obtivemos então 14 categorias emergentes intermediárias e dessas surgiram duas categorias finais. A primeira remete a questões sociais, as quais trazem impactos da interferência humana sobre o ambiente e na sociedade. Já, a segunda está voltada para o desenvolvimento sustentável, em que se traz a questão dos combustíveis do futuro, os quais devem poluir menos e diminuir o uso de recursos naturais não renováveis.
Assim ao chegar ao final da análise dessas imagens podemos perceber, ao fazer a contagem e analisar, que poucas imagens se relacionam diretamente com a educação CTS, a maioria delas traz uma representação conteudista, as quais se relacionam diretamente aos conhecimentos específicos que estão sendo problematizados. Para chegar nas 14 categorias intermediárias observamos que a maioria das imagens trata o enfoque CTS de uma maneira superficial, trazendo uma imagem por exemplo, mas está não tem a devida relação com o conteúdo apresentado nos textos, tão pouco relacionada as questões sociais, se tornando uma imagem vaga. É importante destacar que também encontramos imagens que remetem de forma direta a educação CTS as quais vem acompanhadas de textos que reforçam as questões científico-tecnológicas e sociais, mesmo essas estando em menor quantidades.
Com isso, notamos que, mesmo que vários esforços de tornar os livros didáticos mais condizentes com as realidades escolares tenham sido realizados, ainda há necessidade de um olhar mais progressista ao tratamento dado ao conteúdo presente neles que ainda poderão haver resquícios das ideias identificadas no século passado por Amaral e Megid Neto (1997), ideias como o conhecimento científico-tecnológico dado como um produto acabado, elaborado por mentes privilegiadas, desprovidas de interesses político-econômicos e ideológicos, ou seja, que apresenta o conhecimento sempre como verdade absoluta, desvinculado do contexto histórico e sociocultural. Desse modo, apresenta-os como verdades que, uma vez estabelecidas, serão sempre verdades.
5 Conclusão
Nossa atenção nesse trabalho foi voltada para o que está sendo representado nas imagens dos livros didáticos adotados pela 14° CRE, com foco para a representação imagética da educação CTS no Ensino de Ciências, assim buscando compreender qual é o entendimento dessas imagens apresentadas nos livros didáticos utilizados pelo professor. No intuito de buscar possibilidade de associação dessas imagens ao mundo vivencial desses estudantes.
Com tudo que foi dialogado podemos perceber que apesar de se ter uma evolução da representação da educação CTS dentro dos livros didáticos, ainda se tem uma carência dessas representações tanto na forma de imagens, quanto nos textos presentes nos livros didáticos de Ciências da natureza, Desta forma, entendemos que ainda falta maiores possibilidades de uma cultura de participação no ensino, neste caso, o Ensino de Ciências, pois as configurações curriculares, ainda que tenham esta intenção, não permitem de uma forma mais abrangente a aproximação entre o contexto escolar e o mundo vivencial dos estudantes.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).