A ABORDAGEM E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENFOQUE CTS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO

  • Sabrina Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos
Palavras-chave: Currículo; Educação em CTS; Livro didático; Problematização; Recurso didático.

Resumo

1 Introdução

Apresentamos resultados da pesquisa, a qual teve por objetivo analisar a forma em que as imagens veem representando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) de 2021. Buscamos identificar como estas imagens vem auxiliando na compreensão da Ciência-Tecnologia (CT) nesses livros.

Eles vêm sendo o instrumento mais utilizado pelos professores em sala de aula, auxiliando no planejamento e ministração de aulas. Assim, o livro didático, em especial o de Ciências, se implementa como importante ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em escolas públicas brasileiras de Educação Básica, sendo o material didático mais presente nas diferentes etapas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, (Rosa; Megid Neto, 2016).

Olhando por esse viés, esses autores apontam que:

 

Atualmente os materiais didáticos possuem uma qualidade muito maior em relação às décadas passadas. Isto, em grande parte, se deve aos editais do PNLD, que passam a exigir uma melhor qualidade das coleções didáticas, em sintonia com os avanços das pesquisas educacionais em cada área disciplinar, bem como ao esforço (de certo modo compulsório) das editoras em reformular suas obras, visando atender melhor a estas demandas sobre o que seriam “bons” materiais didáticos (Rosa; Megid Neto, 2016, p. 4).

 

Tendo em vista o de Ciências, vê-se a necessidade em mapear os conceitos específicos da área e questões que englobem a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tendo o objetivo de contribuir na construção de conhecimentos. Neste âmbito, Santos (2011) expõe que a Educação CTS pode ser compreendida como um movimento de reconstrução social o qual emerge em um contexto de discussão sobre o papel da CT na sociedade que, atualmente, assume distintas perspectivas. Esse mesmo autor destaca a importância dos “processos participativos de tomada de decisão em ciência e tecnologia na busca do ideal de uma sociedade justa e igualitária” (Santos, 2011, p. 39).

Percebe-se que um dos maiores desafios do ensino de Ciências da natureza na Educação Básica se associa ao desenvolvimento de práticas educativas, as quais necessitam contribuir para a formação de cidadãos que sejam capazes de assumir uma posição crítica e responsáveis frente a problemas sócio-científico-tecnológicos, presentes na sociedade (Santos; Mortimer, 2000; Conrado; Nunes-Neto, 2018). Assim, visando uma visão mais crítica do educando. Desse modo, autores como Schwan e Santos (2020) trazem alguns objetivos comuns ao enfoque CTS, os quais vem “[...] auxiliando a tomada de decisões e contribuindo na constituição de uma sociedade ética e democrática” (p. 11).

2 Objetivos

Os objetivos desta pesquisa são verificar, identificar e analisar a presença do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade nos livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias adotados pelas escolas pertencentes a 14 CRE/RS e analisar como os conteúdos e as imagens fazem essa representação.

 

3 Metodologia

A pesquisa é qualitativa, de cunho documental (Gil, 2022), tendo como corpus de análise coleções de livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias, do PNLD de 2021, adotados pela 14° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), essas englobam os conhecimentos de Química, Física e Biologia. Assim, ele está composto por sete coletâneas e cada uma possui seis volumes. Nestes livros buscamos pelas imagens presentes, assim analisamos se e como estas estão relacionadas com a educação CTS.

Quadro 1: Livros utilizados pelas escolas da 14ª CRE-RS

Código

Coleção

Autores

C1

Diálogo (V1,V2,V3,V4,V5,V6)

Ferraro et al. (2020)

C2

Ciências da Natureza (V1,V2,V3,V4,V5,V6)

Lopes; Rosso (2020)

C3

Conexões (V1,V2,V3,V4,V5,V6)

Thompson et al., (2020)

C4

Matérias, Energia e Vida uma abordagem: uma abordagem interdisciplinar

(V1,V2,V3,V4,V5,V6)

Mortimer et al., (2020)

C5

Moderna Plus (V1,V2,V3,V4,V5,V6)

Amabis  et al. (2020)

C6

Multiversos (V1,V2,V3,V4,V5,V6)

Godoy; Agnolo; Melo (2020)

C7

Ser Protagonista (V1,V2,V3,V4,V5,V6)

Carvalho et al. (2020).

Fonte: Dados da pesquisa (Hoffmann; Santos, 2024).

Em um primeiro momento fizemos a contagem de todas as imagens que estão representadas dentro dos livros didáticos citados no quadro anterior, conseguinte analisamos quais dessas estão relacionadas com a educação CTS, assim estas serão analisadas com o propósito de compreender as finalidades/objetivos das imagens utilizadas no livro didático.

Metodologicamente, análise do corpus se deu através da Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes, Galliazi, 2016), metodologia esta que

[...] é um exercício de produzir e expressar sentidos. Os textos são assumidos como significantes em relação aos quais é possível exprimir sentidos simbólicos. Pretende-se, assim, construir compreensões a partir de um conjunto de textos, analisando-os e expressando a partir da análise os sentidos e significados possíveis. Os resultados obtidos dependem tanto dos autores dos textos quanto do pesquisador (p. 36).

 

Essa é constituída por três momentos de análise: a unitarização; a categorização e o captar do novo emergente. Na unitarização há o desmonte dos textos que, conforme Moraes, Galiazzi (2016) é uma etapa que “implica examinar os textos em seus detalhes, fragmentando-os no sentido de produzir unidades constituintes, enunciados referentes aos fenômenos estudados” (p. 33). Já, em um segundo momento ocorre a categorização ou estabelecimento de relações que “envolve construir relações entre as unidades de base, combinando-as e classificando-as, reunindo esses elementos unitários na formação de conjuntos que congregam elementos próximos, resultando daí sistemas de categorias” (p. 34). E o terceiro momento é a comunicação, a captação de um novo emergente, “a intensa impregnação nos materiais da análise desencadeada nos dois focos anteriores que possibilita a emergência de uma compreensão renovada do todo” (p. 34).

4 Resultados e Discussão

Tendo como finalidade compreender o que se mostra sobre as imagens presentes nos livros didáticos selecionados para análise, como corpus da pesquisa, os objetivos das imagens que sugerirem a compreensão sobre a educação CTS dentro de Ensino de Ciências. Na contagem total das imagens obtivemos os seguintes resultados para cada coletânea:

            Tabela 1: Contagem das imagens presentes nos LDs.

Coletânea/Volume

 V1

V2

V3

V4

V5

V5

1

321

398

240

305

267

255

2

225

262

247

279

224

328

3

215

255

265

259

316

313

4

293

233

311

254

259

285

5

334

331

219

253

286

320

6

207

277

309

236

270

240

7

228

157

304

271

211

234

Fonte: Dados da pesquisa (Hoffmann; Santos, 2024).

Os resultados acima foram obtidos através da contagem de todas as imagens presentes nos livros didáticos de Ciências da natureza e suas tecnologias, pertencente ao PNLD 2021. No processo de ATD que foi realizado com o corpus de análise, consistiu em 59 categorias iniciais, as quais incluem imagens de cientistas/laboratórios; natureza/animais/plantas; campanhas; adesivos; medicina/prevenção/doenças/saúde; Química; Biologia; capas de livros/filmes; universo; experimentos; comemoração; desastres; lendas/mitologia; pessoas realizando atividade; embalagens; mapas; construção; tirinhas/charge; gráficos/Física; avisos/informações; instrumentos/aparelhos; fenômeno natural; micrografia; atividade econômica; alimentos; solidariedade; transporte; desastres/poluição/contaminação; embalagens; instrumentos/aparelhos/equipamentos; atividade econômica; arqueologia/geologia; reciclagem/economia; combustível fóssil; movimento social; produção; usinas; pintura; histórico; símbolo; tecnologia entre outras.

A partir dessas 59 categorias, analisamos somente as imagens que remetem de alguma forma ao enfoque CTS, um de nossos objetivos para essa análise, também se observou o conteúdo que estava disposto em relação a essas imagens. A partir das análises sobre as imagens e o seu conteúdo obtivemos então 14 categorias emergentes intermediárias e dessas surgiram duas categorias finais. A primeira remete a questões sociais, as quais trazem impactos da interferência humana sobre o ambiente e na sociedade. Já, a segunda está voltada para o desenvolvimento sustentável, em que se traz a questão dos combustíveis do futuro, os quais devem poluir menos e diminuir o uso de recursos naturais não renováveis.

Assim ao chegar ao final da análise dessas imagens podemos perceber, ao fazer a contagem e analisar, que poucas imagens se relacionam diretamente com a educação CTS, a maioria delas traz uma representação conteudista, as quais se relacionam diretamente aos conhecimentos específicos que estão sendo problematizados. Para chegar nas 14 categorias intermediárias observamos que a maioria das imagens trata o enfoque CTS de uma maneira superficial, trazendo uma imagem por exemplo, mas está não tem a devida relação com o conteúdo apresentado nos textos, tão pouco relacionada as questões sociais, se tornando uma imagem vaga. É importante destacar que também encontramos imagens que remetem de forma direta a educação CTS as quais vem acompanhadas de textos que reforçam as questões científico-tecnológicas e sociais, mesmo essas estando em menor quantidades.

Com isso, notamos que, mesmo que vários esforços de tornar os livros didáticos mais condizentes com as realidades escolares tenham sido realizados, ainda há necessidade de um olhar mais progressista ao tratamento dado ao conteúdo presente neles que ainda poderão haver resquícios das ideias identificadas no século passado por Amaral e Megid Neto (1997), ideias como o conhecimento científico-tecnológico dado como um produto acabado, elaborado por mentes privilegiadas, desprovidas de interesses político-econômicos e ideológicos, ou seja, que apresenta o conhecimento sempre como verdade absoluta, desvinculado do contexto histórico e sociocultural. Desse modo, apresenta-os como verdades que, uma vez estabelecidas, serão sempre verdades.

5 Conclusão

Nossa atenção nesse trabalho foi voltada para o que está sendo representado nas imagens dos livros didáticos adotados pela 14° CRE, com foco para a representação imagética da educação CTS no Ensino de Ciências, assim buscando compreender qual é o entendimento dessas imagens apresentadas nos livros didáticos utilizados pelo professor. No intuito de buscar possibilidade de associação dessas imagens ao mundo vivencial desses estudantes.

Com tudo que foi dialogado podemos perceber que apesar de se ter uma evolução da representação da educação CTS dentro dos livros didáticos, ainda se tem uma carência dessas representações tanto na forma de imagens, quanto nos textos presentes nos livros didáticos de Ciências da natureza, Desta forma, entendemos que ainda falta maiores possibilidades de uma cultura de participação no ensino, neste caso, o Ensino de Ciências, pois as configurações curriculares, ainda que tenham esta intenção, não permitem de uma forma mais abrangente a aproximação entre o contexto escolar e o mundo vivencial dos estudantes.

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo