TOXICIDADE, TROMBOEMBOLISMO VENOSO, CAPACIDADE FUNCIONAL E O IMPACTO FINANCEIRO ENTRE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TERAPIA SISTÊMICA
Resumo
Objetivo: Analisar a presença de relação entre o risco de toxicidade geral, risco de toxicidade para o tromboembolismo venoso, capacidade funcional e impacto financeiro entre pacientes oncológicos em terapia sistêmica.
Método: Estudo quantitativo, transversal, realizado no Departamento de Oncologia de um hospital no sul do Brasil, com 100 participantes em terapia antineoplásica sistêmica.
Resultados: Em relação às toxicidades, os participantes apresentam, principalmente, impacto leve para toxicidade financeira (Escore COST) (66%), risco moderado para toxicidade geral (Escore de Toxicidade de Hurria) (55%), baixo risco para toxicidade tromboembolismo venoso (Escore de Khorana) (66%), e estão aptos para o trabalho e autocuidado (Karnofsky Performance Status Scale) (67%).
Conclusão: Este estudo identificou associações e correlações importantes no tratamento antineoplásico sistêmico, como o risco de toxicidade, o tromboembolismo venoso, o impacto financeiro e a capacidade funcional.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).