ENSINO DE CIÊNCIAS

FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTITUIÇÃO DOCENTE

  • Julia Isabela Segatto da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Kerita da Silva Camargo do Nascimento
  • Julia De Oliveira Lange
  • Paula Vanessa Bervian
Palavras-chave: Conhecimento de professor; TIC; TPACK; educação ambiental; práticas inovadoras.

Resumo

As Tecnologias Digitais (TD) têm o potencial de melhorar a aprendizagem, bem como estimular e desenvolver a criação de ideias pelos estudantes. Com o objetivo de investigar a formação de professores da área de Ensino de Ciências em relação ao trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), foram selecionados 24 artigos, localizados por meio das palavras-chave "tecnologias digitais", "formação de professores" e "práticas pedagógicas", encontrados no mecanismo de busca Google Acadêmico, com recorte temporal de 2022 a 2023. Para o processo de análise, utilizou-se a metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva (ATD), a partir da qual emergiram 18 categorias iniciais, que foram agrupadas por similaridades em quatro categorias intermediárias. Dessas categorias, foram construídos parágrafos-síntese. As categorias intermediárias e seus respectivos parágrafos-síntese foram então agrupados, gerando duas categorias finais. Os resultados, evidenciados através do corpus textual de análise, permitem concluir que a formação contínua e eficaz dos professores é crucial para integrar as TIC de maneira significativa na educação em Ciências, maximizando seus benefícios e preparando-os para os desafios do cenário educacional em constante evolução.

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo