TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
As Tecnologias Digitais (TD) têm o potencial de melhorar a aprendizagem, bem como estimular e desenvolver a criação de ideias pelos estudantes. Com o objetivo de investigar a formação de professores da área de Ensino de Ciências em relação ao trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), foram selecionados 24 artigos, localizados por meio das palavras-chave "tecnologias digitais", "formação de professores" e "práticas pedagógicas", encontrados no mecanismo de busca Google Acadêmico, com recorte temporal de 2022 a 2023. Para o processo de análise, utilizou-se a metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva (ATD), a partir da qual emergiram 18 categorias iniciais, que foram agrupadas por similaridades em quatro categorias intermediárias. Dessas categorias, foram construídos parágrafos-síntese. As categorias intermediárias e seus respectivos parágrafos-síntese foram então agrupados, gerando duas categorias finais. Os resultados, evidenciados através do corpus textual de análise, permitem concluir que a formação contínua e eficaz dos professores é crucial para integrar as TIC de maneira significativa na educação em Ciências, maximizando seus benefícios e preparando-os para os desafios do cenário educacional em constante evolução.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).