ESTUDO DA ABSORÇÃO DE ÁGUA DE HIDROGÉIS BIODEGRADÁVEIS COM EXTRATO DE ERVA-MATE
Resumo
O amido é um polissacarídeo composto por amilose e amilopectina, que formam uma estrutura semicristalina em grânulos insolúveis. Durante a gelatinização, com a presença de água e calor, esses grânulos incham e rompem, liberando parte das moléculas. No processo de retrogradação, a amilose se reorganiza rapidamente, enquanto a amilopectina se agrega mais lentamente, formando pontes de hidrogênio. Diferentes razões de amilose e amilopectina afetam o perfil viscoamilográfico do amido, resultando em características físico-químicas únicas. Ciclos de congelamento e descongelamento das pastas de amido podem formar hidrogéis, que são capazes de absorver grandes quantidades de água, prolongando a vida útil dos alimentos embalados. A retrogradação do amido influência na capacidade de absorção de água pelos hidrogéis, que podem se tornar mais rígidos ao longo do tempo. A incorporação de erva-mate, rica em compostos fenólicos, pode estabilizar os hidrogéis de amido contra a oxidação e alterar suas propriedades físico-químicas e térmicas, resultando em uma rede polimérica mais complexa e texturas modificadas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).