GUERRA E PAZ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Palavras-chave: compreensão internacional, ensino de história, UNESCO

Resumo

A pesquisa investiga a proposta por uma Compreensão Internacional da UNESCO diante das suas implicações para os livros didáticos, uma vez que a entidade transnacional propunha a promoção de uma cultura política internacional de valorização da paz, tendo em vista a superação da dinâmica cultural que esteve na base da Segunda Guerra Mundial. Do ponto de vista metodológico, procedeu-se a um levantamento bibliográfico, por meio de estado do conhecimento em três bases de dados, dos trabalhos publicados no Brasil sobre a temática, bem como analisou-se o documento do relatório Bilateral consultations for the improvement of history textbooks [Consultas bilaterais para a melhoria dos livros didáticos de história], de 1953, oriundo da Biblioteca Digital UNESDOC. Ao longo do trabalho, verificou-se o esforço da UNESCO para a consolidação de um modelo de ensino de história, que impacta a produção dos livros didáticos e por meio do qual supostamente se criaria uma cultura de paz. Além disso, na atualidade, em um momento de volta da guerra ao centro dos noticiários, reivindica-se a urgência de práticas pedagógicas na disciplina História que inspirem paz, diplomacia e solidariedade entre os povos do mundo.

Biografia do Autor

Guilherme José Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Graduado em História pela UFFS. Integra, na condição de membro fundador, o Laboratório de História Pública da UFFS (LAHIPU). Faz parte da equipe do projeto de extensão Anjo da História: plataforma digital de divulgação e debate histórico, iniciativa de História Pública com inspiração benjaminiana. É colunista do site História da Ditadura. Atua no Centro de Documentação e Laboratório de História Oral (CDLHO) da UFFS, com envolvimento no Grupo de Pesquisa Práticas de Conservação em Documentos Históricos na Colônia Erechim e nas atividades de digitalização e catalogação de acervos judiciais. Desenvolve o projeto de pesquisa Guerra e paz nos livros didáticos de História: a proposta "por uma Compreensão Internacional" da UNESCO, no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS. Compõe o Grupo de Pesquisa Sítios de memória e consciência: passados traumáticos, esfera pública e democracia, associado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim e à Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC). Esteve bolsista (2021-2024) do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes - Práxis (PET/FNDE), grupo com foco na educação popular de matriz freireana. Foi investigador (2021-2023) do projeto de pesquisa Mediação e Didática: um estudo genealógico e cartográfico da produção acadêmica da Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil (PRO-ICT/UFFS), bem como bolsista (2020-2021) e voluntário (2021-2022) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e voluntário (2022-2024) no Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Cursou, na UFFS, as disciplinas Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), e Urbanização, economia política da cidade e desigualdades socioespaciais, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo). Participa, enquanto representante discente, de diversos órgãos colegiados da UFFS. Tem experiência em pesquisas relacionadas à história de Erechim e à ditadura civil-militar na região Alto Uruguai. Se interessa pelos seguintes temas: ditadura civil-militar brasileira, Estado Novo português em Moçambique, trauma colonial, literatura testemunhal e estudos pós-coloniais e decoloniais, os quais foram foco do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado: Memórias de duas ditaduras ibero-amefricanas: Brasil, Moçambique e Portugal nas escrevivências pós-coloniais de Conceição Evaristo e Isabela Figueiredo.

Halferd Carlos Ribeiro Junior, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Ensino Médio Profissional em Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (CEFAM, 2000), curso de extensão Ensino de Ciências para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP, 1999), Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2004), curso de aprimoramento profissional Letra e Vida: Formação de Professores Alfabetizadores ministrado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2006), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2015), estágio de pesquisa em nível de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2016-2018), bolsista CAPES, e estágio de pesquisa de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade do Minho (Portugal, 2017-2018), especialidade em Educação em História e Ciências Sociais, Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação da USP (2022-2023). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Tem experiência na área de História e Educação, trabalhando principalmente com ensino de história, reformas educacionais, currículo, livros didáticos.

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Erechim