GUERRA E PAZ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Resumo
A pesquisa investiga a proposta por uma Compreensão Internacional da UNESCO diante das suas implicações para os livros didáticos, uma vez que a entidade transnacional propunha a promoção de uma cultura política internacional de valorização da paz, tendo em vista a superação da dinâmica cultural que esteve na base da Segunda Guerra Mundial. Do ponto de vista metodológico, procedeu-se a um levantamento bibliográfico, por meio de estado do conhecimento em três bases de dados, dos trabalhos publicados no Brasil sobre a temática, bem como analisou-se o documento do relatório Bilateral consultations for the improvement of history textbooks [Consultas bilaterais para a melhoria dos livros didáticos de história], de 1953, oriundo da Biblioteca Digital UNESDOC. Ao longo do trabalho, verificou-se o esforço da UNESCO para a consolidação de um modelo de ensino de história, que impacta a produção dos livros didáticos e por meio do qual supostamente se criaria uma cultura de paz. Além disso, na atualidade, em um momento de volta da guerra ao centro dos noticiários, reivindica-se a urgência de práticas pedagógicas na disciplina História que inspirem paz, diplomacia e solidariedade entre os povos do mundo.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).