INFLUÊNCIA DA IDADE DA PLANTA E DA POSIÇÃO FOLIAR NOS PAR METROS FOTOQUÍMICOS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis) EM ESTÁGIO JUVENIL
Resumo
Este estudo investigou como a eficiência fotossintética varia entre mudas de erva-mate (Ilex paraguariensis) de diferentes idades e em folhas localizadas em diferentes partes da planta. Para comparar mudas de idades diferentes, foi analisada a folha mais alta, completamente desenvolvida e saudável em cada planta, já para comparar folhas de diferentes partes da plantas foi observado folhas de mudas da mesma idade. Foram utilizados dois aparelhos: um clorofilômetro, que estima a concentração de clorofila e um fluorômetro de clorofila a, que avalia parâmetros da etapa da fotoquímica da fotossíntese. Os resultados mostraram que não houve uma diferença significativa na eficiência fotoquímica entre mudas de diferentes idades. No entanto, ao analisar as folhas de diferentes partes da planta, as folhas da parte do meio da planta mostraram-se as mais eficientes, seguidas pelas folhas mais jovens. As folhas da base da planta, mais velhas, tiveram menor eficiência fotoquímica. Além disso, este trabalho é pioneiro em estudos da fotoquímica de Ilex paraguariensis.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).