CARACTERIZAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE COMPONENTES BIOATIVOS EM FRUTOS DE AMORA PRETA EM DIFERENTES CULTIVARES
Resumo
A amora-preta, pertencente ao gênero Rubus, trata de uma espécie de porte arbustivo. Tendo grande destaque no Brasil, devido a rusticidade e boa produtividade sem que seja necessário o uso de grandes áreas e em um ciclo anual, além de permitir diversas formas de consumo, como geléias, iogurtes, doces, sucos, além do consumo in natura e polpa. Dadas tais características o projeto busca analisar índices de produtividade, Brix e nutracêuticos em diferentes épocas de poda da cultivar BRS-Tupy. O projeto foi conduzido no pomar da Universidade Federal da Fronteira Sul do Câmpus Chapecó. Tendo por objetivo caracterizar e quantificar os componentes bioativos presentes nos frutos de amora preta em diferentes cultivares. O experimento foi conduzido na área experimental do campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul, com seis cultivares de amora preta. Após as avaliações observou-se que a cultivar Cherokee demonstrou boa produtividade e "Xingu" teve o maior teor de sólidos solúveis e BRS Cainguá mais açúcares redutores indicando maior doçura.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).