EFICÁCIA DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO
Resumo
Neste estudo, as intervenções de monitorização surgiram a partir do Diagnóstico de Enfermagem (DE) “00201 - Risco de perfusão de tecido cerebral ineficaz”, tendo em vista que a partir de um risco, há possibilidade de um problema vir a acontecer, justificando a necessidade da monitorização efetiva. O objetivo foi avaliar a eficácia das intervenções de enfermagem perante o diagnóstico de risco de perfusão do tecido cerebral ineficaz. Estudo quantitativo, quase experimental, realizado com um grupo de pacientes com AVCi, antes e após intervenções de Enfermagem, em uma unidade neurológica de um hospital geral de uma cidade do Oeste de Santa Catarina/SC, no qual participaram 24 pacientes diagnosticados com AVCi. Para o Diagnóstico de Enfermagem Risco de perfusão de tecido cerebral ineficaz, os RE, provenientes da Taxonomia NOC foram: 1-Estado Neurológico, 2-Estado neurológico: função sensoriomotora craniana. Para cada resultado esperado há seus respectivos indicadores. As variáveis que obtiveram significância no cálculo na análise nos três tempos foram: comunicação adequada à situação (p=0,002), Escala MRC MS (p=0,047), Escala MRC MI (p=0,029). Diante dos achados, que expressaram a significância e a melhora da média de indicadores da taxonomia NOC selecionados para avaliar a eficácia das intervenções de enfermagem, reforça-se a necessidade intrínseca da monitorização, como padrão ouro para a assistência de enfermagem.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).