EXPRESSÃO GÊNICA DE COMPONENTES DO SISTEMA PURINÉRGICO EM PACIENTES COM CARCINOMA PAPILÍFERO DE TIREOIDE
Resumo
Câncer de tireoide (CT) é a neoplasia endócrina mais comum nos carcinomas de cabeça e pescoço. Componentes do sistema purinérgico (SP) servem como base para investigação durante o diagnóstico, destacando as enzimas ectonucleotidases (CD39 e CD73) e os receptores P1 e P2 na modulação e fisiopatologia do câncer. O objetivo do estudo é avaliar a expressão gênica do SP em pacientes investigados para CT e em indivíduos saudáveis. Trata-se de um estudo transversal de análise quantitativa, com grupos caso e controle, com um total de 13 participantes organizados em dois grupos: grupo saudável (n=8) e grupo pacientes investigados para CT (n=5), atendidos em clínica no município de Chapecó-SC, maiores de 18 anos, ambos os sexos e submetidos a PAAF. A expressão genética das células tumorais e PBMCs, foi avaliada pela RT-qPCR. As análises laboratoriais mostraram que expressão dos genes CD39 e CD73 apresentam alto potencial para investigação de casos de recorrência neoplásica e especificidade tumoral, respectivamente. Já o receptor P2X7 tem potencial em casos com agravantes de progressão tumoral. Em suma, apesar do tamanho amostral limitado, o estudo oferece contribuições significativas para o avanço do conhecimento na área de biomarcadores relacionados ao SP no processo de diagnóstico precoce para CT.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).