EMPREENDEDORES CRIATIVOS E SUAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

  • Cleice Salete Voginski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Débora Regina Schneider Locatelli Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Perfil, AMAU, Empreendedorismo, Economia criativa

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar quais características comportamentais empreendedoras (CCE) são evidenciadas nos empreendedores criativos das cidades da região abrangida pela Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU).  Os objetivos específicos incluem: verificar se há diferença entre gêneros em relação a CCEs; identificar em qual dos grupos de CCEs nestes empreendedores estão mais desenvolvidos; comparar as CCEs e as atividades desenvolvidas por eles. A pesquisa, de natureza quantitativa e descritiva. A coleta de dados utilizou o instrumento criado por McClelland, com o objetivo de identificar características empreendedoras nas pessoas, o qual é comporte de 55 afirmativas. A aplicação do questionário foi realizada por meio de formulários eletrônicos, que foram enviados pelas redes sociais e grupos de aplicativos de conversa e obteve-se 274 respondentes. Os resultados foram apresentados em gráficos e complementadas algumas informações por texto. Quanto ao perfil verifica-se que a maioria dos respondentes são mulheres, com até 30 anos, com bom nível educacional. As atividades com maior número de participantes foram: artesanato, arquitetura e urbanismo, fotografia, música, publicidade, confeitaria, marketing, alimentação, design e dança. A maioria dos respondentes têm as CCEs desenvolvidas, com destaque para Comprometimento e Independência. A característica menos desenvolvida é correr riscos calculados.

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Sociais Aplicadas - Campus Erechim