ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021– OBJETO 2 -ÁREA DO CONHECIMENTO CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

  • Mariele Lunardi Schmechel Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite
Palavras-chave: História da Ciência; Livro didático; Conhecimento científico

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo acerca da importância do uso da História da Ciência (HC) na Educação Básica. Ensinar Ciências com a utilização de aspectos da HC é fundamental para promover a transformação conceitual, pois aproxima os estudantes dos aspectos que contribuíram para a construção dos conceitos científicos e os encoraja a expressar suas opiniões, ocasionando a interação social na sala de aula. Para a realização do trabalho, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, de acordo com Lüdke e André (1986). Foram analisados LD da área de CNT para o Ensino Médio – Objeto de estudo 2. O processo de análise foi conduzido por categorias estabelecidas a priori baseadas no trabalho de Laurinda Leite (2002). A autora propõe o processo de análise dos aspectos da HC em LD a partir de oito dimensões. Neste texto apresentamos a análise a partir da dimensão 1 que trata do tipo e organização da informação histórica e as sub-dimensões, aqui caracterizadas como categorias de análise. Assim, foram elencadas cinco categorias de análise que contribuíram para a busca nos LD. A realização do presente trabalho de pesquisa possibilita afirmar que para promover uma educação científica mais enriquecedora é necessário que os LDs integrem em suas narrativas a verdadeira natureza da Ciência. Destacando a importância da colaboração dos pesquisadores, reconhecendo as controvérsias e dificuldades enfrentadas ao longo do desenvolvimento científico, além de humanizar as representações dos cientistas, destacando que eles são indivíduos que também possuem qualidades, defeitos e desafios.

Publicado
10-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo