EXPERIMENTAÇÕES EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

  • Yasmin Gabriela Peixoto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • CAROLINE DA SILVA LARGURA Universidade Federal da Fronteira Sul
  • LUCIMAR DE CARVALHO
  • ALESSANDRA GERMANI
  • VANDERLEIA PULGA
  • ANÍBAL GUEDES
  • ALEXANDRA DEMAMANN
  • ADRIANA DE MELLO
  • DÉBORA ANTONIAZZI
Palavras-chave: Educação Holística; Terapias Complementares; Estratégias Educacionais

Resumo

Este estudo visa avaliar o grau de conhecimento e interesse de professores e alunos do curso de Medicina através da utilização das PICs dentro de uma visão holística qualificando o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem transversal, descritiva, exploratória, quantitativa, realizada com 52 alunos e professores. Foi utilizado um questionário no formato on-line que avaliou principalmente a prática das PICs. Dentre os participantes 53,8% tem conhecimento sobre as PICs, 80,8% relatam que as PICs ajudam nos tratamentos médicos, no entanto, apenas 26% relataram que elas apresentam alta importância em suas vidas. Em relação as PICs mais utilizadas, 13,8% dos participantes indicaram o Reiki como prática escolhida, mas ainda 32,8% confirmaram que não praticam nenhuma atividade. Ademais, 57,5% concordam que as PICs auxiliam no crescimento pessoal. Dos indivíduos que participaram da pesquisa, mais da metade não possuem conhecimento de que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece as PICs, mesmo que o contexto da população de aplicação da pesquisa tenha sido no âmbito do cuidado humano. Dessa forma, recomenda-se que mais pesquisas sejam realizadas sobre o tema para que ele possa ser difundido e reconhecido como coadjuvante do tratamento médico tradicional no processo de cura.

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Erechim