DIAGNÓSTICO DA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA EM REBANHOS LEITEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE REALEZA – PARANÁ.
Resumo
A maximização da produtividade da atividade leiteira é importante na manutenção da eficiência reprodutiva das fêmeas bovinas, cuja ineficiência acarreta prejuízos, que é justificada por irregularidades no manejo reprodutivo dos animais, com o aumento do número de vacas não gestantes e queda na produção de leite. Ao se considerar a permanência do pequeno agricultor na zona rural a realização de um diagnóstico da eficiência reprodutiva dos rebanhos e de suma importância, em função de sua implicação na efetividade da atividade leiteira. Assim, com o estudo foi possível realizar um diagnóstico da eficiência reprodutiva dos rebanhos leiteiros, inseridos em propriedades da agricultura familiar no município de Realeza, Paraná. As fêmeas bovinas foram submetidas a avaliação ginecológica (palpação transretal e/ou ultrassonografia), avaliação do escore da condição corporal (ECC), nascimento, data do último parto, número de partos, serviços (data e número) e diagnóstico de gestação (data). A partir desses, foi calculado a taxa de gestação de todo os grupos e de gestação geral. Os dados foram coletados, organizados e tabulados em planilhas do programa do Excel e apresentados sob estatística descritiva. Com esses resultados foram estabelecidas ações futuras capazes de contribuir na melhoria da eficiência reprodutiva dos rebanhos da agricultura familiar.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).