CRIATIVIDADE POR MEIO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PLACA MICRO:BIT

Palavras-chave: Raciocínio abstrato; Ferramenta tecnológica: Micro:bit; Matemática; Robótica escolar; Pensamento computacional.

Resumo

Na presente investigação, buscamos fomentar a criatividade e o pensamento computacional entre estudantes, em especial os do sexto ano da Escola de Educação Básica Bom Pastor, em Chapecó, SC. Utilizando a placa micro:bit como ferramenta educativa, o projeto promove a resolução de problemas através de atividades práticas e interativas, alinhadas aos princípios da educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A metodologia envolveu pesquisa de campo, pesquisa-ação e pesquisa exploratória, permitindo uma participação ativa dos alunos na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos. Como resultados, destacamos um E-book contendo atividades que podem ser realizadas de modo digital ou fisicamente, além de oficinas que geraram significativo interesse entre os estudantes. Enfatizamos a criatividade como uma competência fundamental para o século XXI, em linha com as ideias de Mitchel Resnick, que defende a promoção da curiosidade e da experimentação na educação. Dessa forma, o projeto não só desenvolveu habilidades técnicas, mas também buscou preparar os alunos para enfrentar desafios complexos, integrando de maneira inovadora o conhecimento teórico e prático.

Biografia do Autor

OELITON VIEIRA FORTES, EEB BOM PASTOR

Mestrando em Educação pelo PPGE - UNOCHAPECÓ (Bolsista CNPq). Possui graduação em MATEMÁTICA - LICENCIATURA pela UNIVERSIDADE CESUMAR - UNICESUMAR (2020). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021). Bacharelado incompleto em Engenharia Química pela UNOCHAPECÓ (2008 - 2017). Docente na rede pública estadual de Santa Catarina desde 2011. Dirigente sindical - pasta dos trabalhadores temporários - eleito na regional de Chapecó pelo SINTE SC (2019-2021). Atualmente é docente em cargo efetivo da rede estadual de ensino básico - EEB Bom Pastor, em Santa Catarina. Tem experiência na aplicação de metodologias ativas no ensino de matemática, tais como Resolução de problemas, Modelagem e STEM. Orientador de projetos de iniciação científica na educação básica, com algum destaque na área.

MILTON KIST, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Atualmente é professor adjunto IV na Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência em extensão e pesquisa na área de Ensino de Matemática: com ênfase em Tecnologias Aplicadas ao Ensino, atuando nos seguintes temas: robótica educacional, programação e pensamento computacional; em Educação Financeira; e atua em Olimpíadas de Matemática, sendo coordenador da OMOC (Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense).

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Exatas e da Terra - Campus Chapecó