CRIATIVIDADE POR MEIO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PLACA MICRO:BIT
Resumo
Na presente investigação, buscamos fomentar a criatividade e o pensamento computacional entre estudantes, em especial os do sexto ano da Escola de Educação Básica Bom Pastor, em Chapecó, SC. Utilizando a placa micro:bit como ferramenta educativa, o projeto promove a resolução de problemas através de atividades práticas e interativas, alinhadas aos princípios da educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A metodologia envolveu pesquisa de campo, pesquisa-ação e pesquisa exploratória, permitindo uma participação ativa dos alunos na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos. Como resultados, destacamos um E-book contendo atividades que podem ser realizadas de modo digital ou fisicamente, além de oficinas que geraram significativo interesse entre os estudantes. Enfatizamos a criatividade como uma competência fundamental para o século XXI, em linha com as ideias de Mitchel Resnick, que defende a promoção da curiosidade e da experimentação na educação. Dessa forma, o projeto não só desenvolveu habilidades técnicas, mas também buscou preparar os alunos para enfrentar desafios complexos, integrando de maneira inovadora o conhecimento teórico e prático.
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